Tom Barros: Segundo equívoco

Não acredito que Ricardinho seja punido pelo STJD, já pelo que ficou exposto na súmula e pelo que se viu nos vídeos mil vezes repetidos. Entendo até que o árbitro errou ao assinalar pênalti e expulsar o jogador, visto que a bola foi que bateu no braço dele, após tocar na cabeça do atleta. Um ato involuntário que, por isso mesmo, não estaria sujeito à punição. Com a injusta expulsão, o Ceará já foi duplamente apenado: perdeu o jogador na hora em esboçava reação contra o Vitória e deixou de usá-lo diante do América/MG no Estádio Independência. Portanto, não há nada que justifique dois jogos de punição. Se houver um julgamento sereno, isento, equilibrado, Ricardinho deverá ser absolvido. Outro qualquer resultado, que não a absolvição, será um novo e imperdoável equívoco.

Erro

A arbitragem brasileira vem marcando pênaltis incríveis. Falta critério. Deixar tudo à interpretação do árbitro, eleva a subjetividade e amplia o risco de graves erros. No caso específico do lance de Ricardinho, ficou muito claro que a bola bateu no braço dele e, pela rapidez do ato, nem tempo de pensar ele teve. Absurdo.

Imprevisível

Ainda que tenha a convicção de que Ricardinho não será punido, o técnico Lisca deve ficar atento quanto à necessidade de montar o time sem Ricardo. Nestes tempos de reta final da Série B, os interesses são grandes, ora à vista de todos, ora nos subterrâneos do futebol. Os julgamentos nem sempre ficam à margem de interpretações duvidosas.

Tempo

O Fortaleza estreará no Campeonato Cearense no dia 24 de janeiro de 2016 diante do Itapipoca. Menos de dois meses, pois, para iniciar um ano em que seu objetivo maior será subir para a Série B, embora tenha também como meta o bicampeonato estadual. Pode parecer muito tempo, mas não é nada para montar uma equipe de futebol.

Grupo

O Leão está no Grupo A1 com Icasa, Itapipoca, Maranguape e Uniclinic. Estarão classificados para a segunda fase da competição os três primeiros colocados no grupo. Teoricamente não haverá problemas para o Fortaleza quanto a ficar entre os classificados (de cinco, entram três). Desafio de Flávio Araújo será maior a partir da segunda fase.

Sem irritação

Especulações sobre contratações fazem parte das coberturas esportivas. Ora "chutes", ora "barrigadas". O técnico do Fortaleza, Flávio Araújo, não deve se irritar quando provocado por listas não verdadeira de indicações jamais concebidas. Tira de letra, Flávio. Valia mesmo e credibilidade só quando tiver seu aval e da diretoria. Nada, pois, de esquentar com especulações.

Gol inesquecível

Morreu anteontem, aos 87 anos de idade, em Araruama, Estado do Rio de Janeiro, Orlando Ciarlini, que ficou famoso no futebol cearense pelo gol que fez na vitória (1 x 0) sobre o Botafogo/RJ no PV em 1954. Era casado com Iranira Flores. Dessa união nasceram nove filhos, sendo que sete estão vivos. Orlando foi campeão cearense juvenil pelo Gentilândia em 1945 ao lado dos irmãos Clóvis e Moacir. Orlando era aposentado do Ministério da Fazenda.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros