Tom Barros: Repercussão do desabafo

O poeta paraibano Augusto dos Anjos já dizia no soneto "Versos Íntimos" que a mão que afaga é a mesma que apedreja. Um outro paraibano, Evandro Nogueira, cidadão cearense por título outorgado pela Assembleia Legislativa, ouviu no seu programa na Verdinha o desabafo do presidente do Ceará, Evandro Leitão. Este, num tom sentido, foi enfático: "Os mesmos que me difamam vão sentir falta de mim". Leitão certamente não lembrou de outra passagem do mesmo soneto de Augusto dos Anjos onde ele diz que "o beijo, amigo, é a véspera do escarro". No futebol comuns são as ingratidões. A torcida, na grande maioria, logo esquece as glórias do passado e costuma transformar em vilões os que um dia foram seus heróis.

História

O melhor julgador é a história. O passar do tempo conduz a reflexões. E só mesmo o tempo para corrigir ingratidões. As gerações presentes julgam pela emoção, que enaltece e derruba, eleva e abaixa, elogia e critica. Já a história, fria, longe das influências e dos interesses, repara as injustiças e reabilita os injustiçados.

Detalhes

Quando Leitão chegou ao Ceará lá havia só três jogadores. O Ceará com Evandro subiu para a Série A, solidificou o patrimônio com CT, neutralizou dívidas trabalhistas, foi campeão do Nordeste e ganhou títulos estaduais. Agora, em grave crise, pode descer para a humilhante Série C. Injusto, porém, será julgar Evandro apenas pela última parte.

Exemplo

É oportuno o apoio dado ao atacante Lúcio Maranhão no Fortaleza nesta reta final da Série C. Há jogadores que, em fases ruins, conseguem surpreender e assinalar gols decisivos. Lembram-se de Adriano Gabiru, do Inter/RS? Olhado com desdém porque vinha jogando mal, acabou sendo o herói, marcando o gol que deu o mundial ao clube.

Outro fato

O atacante Cocada tinha sido dispensado pelo Flamengo. Foi para Vasco, onde ficou na reserva, pois sua fase era ruim. Mas na decisão carioca de 1988, mesmo numa fase ruim, teve o apoio do técnico e foi no banco. Resultado: nesse jogo entrou aos 41 do segundo tempo, fez o gol da vitória aos 44 e foi expulso aos 45. Vasco bicampeão carioca.

Serviço

Importante para o Fortaleza neste jogo em Pelotas será o municiamento ao ataque, mediante a criação de jogadas. Daí a esperança no serviço de Daniel Sobralense (foto), Everton e Maranhão. Se o serviço for bom, Lúcio pode até perder algumas chances, mas certamente deixará a sua marca uma ou mais vezes. No mata-mata, o bom serviço também é definidor.

Selecionadas

Dos23 convocados por Dunga para os dois primeiros jogos das eliminatórias 2018, nove já atuaram na Copa do Mundo. Kaká em três copas (2002, 2006, 2010), 10 jogos e um gol; Daniel Alves, duas Copas (2010, 2014), nove jogos. Só atuaram na Copa 2014: David Luiz (7 jogos, 2 gols); Marcelo (6 jogos, 1 gol contra), Luiz Gustavo (6 jogos), Fernandinho (5 jogos, 1 gol), Willian (5 jogos), Oscar (7 jogos, 2 gols), Hulk (6 jogos). O Goleiro Jefferson esteve na Copa 1014, mas na suplência. Dados de Airton Fontenele.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros