Tom Barros: Promessa de campanha

Conversei pessoalmente com o presidente do Fortaleza, Jorge Mota. Lembrei de sua participação no "Debate Bola", quando ao vivo houve o debate entre os então candidatos à presidência do Leão, no caso Sílvio Carlos, Estêvão Romcy, Adailton Campelo e ele, Jorge. A principal promessa de campanha do Jorge foi tirar da Série C o Fortaleza, elevando-o para a Série B nacional. Jorge reconhece que está próximo de obter êxito máximo dentre as promessas feitas na época. Uma, que não era a principal, aconteceu: evitar o penta do Ceará. Mas a principal vem agora no mata-mata. Essa, sim, é a mais desafiadora. Perigosa porque traiçoeira. Enganadora até para quem sai líder da fase de grupos. Mas Jorge está confiante. E tem feito tudo para evitar nova surpresa.

Não entendo

Fiquei surpreso com o pouco futebol apresentado pelo Bahia. Nem de longe o perfil do técnico Sérgio Soares, que monta times ofensivos, bem definidos. Na fase inicial do jogo com o Ceará, o Bahia pediu para perder e perder de muito. O Ceará é que não soube ganhar. Futebol é mesmo incrível, pois este limitado Bahia está no G-4.

Alvo

Na mira do Ceará o Macaé que mantém cinco pontos de diferença. O Ceará precisará de duas rodadas para ultrapassá-lo, desde que ganhe as duas e o Macaé perca as duas. O Macaé recebe o CRB e joga fora com o Botafogo. O Ceará joga fora com o Santa e recebe o Oeste no Castelão. Não citei o Atlético/GO porque tem um jogo a menos.

Apenas dois

Há muita gente enganada, pensando que na Série C o Fortaleza sempre caiu no mata-mata, o que teria gerado trauma. Mas só em duas oportunidades o Leão foi ao mata-mata. Não há motivo para traumas, pois. Em 2010, foi eliminado na fase de grupos. Ficou em quito no empate com o Águia em Marabá. O Águia, em quarto lugar, classificou-se.

Confira

Em 2011 Leão escapou de cair para a Série D no último jogo na fase de grupos, quando da polêmica vitória sobre o CRB. Em 2012 foi o primeiro mata-mata, quando perdeu para o Oeste. Em 2013, Leão eliminado pelo Sampaio na fase de grupos. Fortaleza o quinto; Sampaio o quarto. Em 2014, aí sim, o outro mata-mata, eliminado pelo Macaé.

Experiência

O técnico Marcelo Chamusca passou pela experiência frustrante do mata-mata no ano passado. Deve, portanto, ter tirado sérias conclusões a respeito desse tipo de disputa. A principal delas, creio, não ter feito em Macaé a vantagem necessária para ter certa folga no jogo de volta aqui no Castelão. Ninguém mais do que ele está preparado para tão específica missão.

Líder Pacatuba

Que boa campanha faz na Taça Fares Lopes o Pacatuba. Seis pontos ganhos, numa chave em que estão Fortaleza, Ceará e Ferroviário. Há todos os motivos para Pacatuba encher-se de moral e confiança. Com 100% de aproveitamento, aplicou 3 x 2 no Fortaleza e 3 x 0 no Ferroviário. Além disso, ostenta o maior número de gols marcados e o melhor saldo de gols. Já está chamando a atenção dos concorrentes. A vitória de Pacatuba derrubou o técnico Rômulo do Ferroviário. Pudera!

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros