O Santa Cruz mira o G-4. Ceará quer sair da zona de rebaixamento. Um olhando o alto da classificação; o outro querendo fugir da parte baixa. Mas os dois têm um foco comum: a vitória. O Santa vem de vitória (1 x 3) importante sobre o Boa Esporte em Minas. O Ceará vem de empate frustrante com o Bahia no Castelão. Anima porém verificar que o Ceará, nas mãos de Marcelo Cabo, conseguiu também importantes vitórias fora de casa, como por exemplo, em Macaé (1 x 2) sobre o Macaé e em Maceió sobre o CRB (1 x 2). É possível, sim, o Ceará surpreender o Santa em Recife, mas é preciso muito cuidado. A fase do Santa sob o comando de Marcelo Martelotte ampliou as chances de o time chegar ao G-4. O jogo, portanto, é tipo tudo ou nada para ambos, embora em zonas extremas.
Ida
Ceará e Santa empataram no Castelão no jogo de ida: 3 x 3. O Ceará teve o goleiro Tiago expulso na metade do primeiro tempo e ficou com um jogador a menos até o fim da partida. Sempre atrás no placar, o Vozão só empatou aos 48 minutos do segundo tempo, gol de Marinho. Detalhe: na época, os dois times estavam na zona de rebaixamento.
Diferença
Quando Ceará e Santa se enfrentaram no jogo de ida (8ª rodada), o Santa estava com seis pontos (18º) e o Ceará com cinco pontos (19º). Portanto, ambos na zona de rebaixamento. Agora (27ª rodada) o Santa Cruz é o 7º colocado com 41 pontos, enquanto o Ceará permanece na zona de rebaixamento (17º) com 25 pontos. O Santa reagiu mais.
Contra as drogas
O Fortaleza Esporte Clube está de parabéns. No domingo passado, fez uma ação social corajosa (foto) em favor da VIDA e pela PAZ no Brasil. O time entrou em campo com uma faixa do Movimento Brasil sem Drogas, pedindo que os ministros do STF não liberem a droga da maconha que já causa tantos males à nossa juventude. Mais grave é que a tal descriminalização para usuários não ficará restrita à maconha, mas a todas as drogas. Absurdo.
Tranquilo
Sem Lima, Adalberto, Thallyson, Corrêa, Everton e Maranhão, o Fortaleza, com formação alternativa, enfrenta o Botafogo/PB amanhã no Almeidão. Leão tranquilo, já garantido no mata-mata, mas querendo manter a liderança. Enfrentará dificuldades, pois o Bota ainda tem remota chance de G-4. Claro que o Botafogo lutará por isso.
Notas & notas
Na abertura dos jogos interclasses do Colégio Master, houve homenagem prestada ao colunista e ao Sistema Verdes Mares. Agradeço ao professor Jardel Mota a deferência. // Da Vogal Comunicação recebi exemplar da primeira edição da revista "Viva Corrida". Oportuno lançamento pelo notável aumento no número de adeptos dessa prática.
Estreia
Vladimir de Jesus é um técnico em ascensão. Teve experiências diferenciadas no Guarany/S e no Icasa. Fez bem a sua parte, a despeito dos percalços que encontrou nessas duas equipes. Ele estreia oficialmente no dia 28 de setembro, uma segunda-feira, às 15h30, diante do Fortaleza no Pici pela Taça Fares Lopes. Acredito muito no trabalho do Vladimir.
Selecionadas
Para os dois primeiros jogos eliminatórios (Copa 2018), dias 8 e 13 de outubro, diante do Chile em Santiago e Venezuela em Fortaleza, Dunga convocou 23 jogadores (7 que atuam aqui e 16 no exterior). Novidades: a convocação pela primeira vez do meia Renato Augusto do Corinthians e o retorno de Rafinha e Oscar. O zagueiro Miranda e o meia Willian, também relacionados, são, entre os 39 atletas utilizados, os únicos presentes nos 16 jogos de Dunga nesta sua segunda fase. Dados de Airton Fontenele.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros