O Fortaleza está tranquilo pela pontuação (31) e principalmente pela bela campanha nesta fase classificatória da Série C. Mais tranquilo ainda porque conta com jogadores de elevado nível e experientes em decisões como Corrêa, Ricardo Berna, Adalberto e Daniel Sobralense. Entendo o Leão pronto para o maior desafio dos últimos anos: retornar à Série B. Já são seis anos de Série C (2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015). É muito tempo numa categoria que nada tem a ver com o Leão. O momento me parece ideal para o Fortaleza amadurecer a ideia de encarar o mata-mata como barreira natural. Sim, como algo comum. Foi assim que Oeste e Macaé encararam o mata-mata. E subiram, obtendo o resultado pretendido na casa do adversário, em Fortaleza.
Recordando
Esta foto, constante do álbum do ex-goleiro Sérgio Monte, não sei precisar a data em que foi batida, mas creio tenha sido na década de 1980. A partir da esquerda (em pé): Mozart Gomes, Veras, Haroldo, Vicente, Maia, Dudé, Gildásio e Moésio Gomes. Na mesma ordem (agachados): Sérgio Monte, Adalberto, Bosco, Alexandre, Tucides e Milton. Desse grupo morreram Mozart, Veras e Moésio. (Colaboração de Sérgio Monte).
Na meia
O Ceará ainda carece de uma melhor inteligência na ligação defesa/ataque. Notória a falta que Ricardinho faz num setor que precisa de maior lucidez. Wescley não há conseguido afirmação. Ele se esforça, quer, mas não alcançou ainda o nível de que o time precisa. Foi visível tal situação no jogo com o Náutico.
No embalo
Agora o Ceará vai buscar a sequência de vitórias necessária a manter o time no embalo da retomada. No Sampaio, adversário alvinegro, estão velhos conhecidos como o bom zagueiro Luís Otávio (ex-Icasa), Jheimy e Pimentinha. Agora vejo boas condições de vitória do Ceará, pela autoconfiança readquirida.
Na mira
Agora o Ceará mira o Oeste, que, embora tenha 28 pontos (quatro a mais que o Vozão), está com o mesmo número de jogos (24). Em duas rodas será possível o alvinegro cearense ultrapassar esse time paulista. Nas duas próximas rodadas, o Ceará enfrentará o Sampaio e o Bahia. O Oeste enfrentará o Boa Esporte e o Botafogo/RJ.
Volta por cima
O Ferroviário tem folga de cinco dias. Pela tabela da Taça Fares Lopes, o Ferrão só jogará no dia 15 de setembro, terça-feira próxima, às 20h15, quando enfrentará o Pacatuba. Hora de o atacante Rinaldo redimir-se. Ele, embora tenha sido o autor do gol da vitória sobre o Ceará, perdeu um pênalti na derrota para o Tiradentes por 1 a 0.
Foi show
Carlão foi exuberante na vitória do Ceará sobre o Náutico. Uma atuação que o credenciou definitivamente a comandar o setor. A rigor, apenas dois passes errados. No mais, eficiente na marcação, perfeito na subida ao ataque e passando ainda ao grupo o contagiante espírito de luta que o fez incansável durante toda a partida. Nota 10, com louvor.
Notas & notas
Vitória do Ceará sobre o Náutico derrubou o técnico Lisca. É de praxe no futebol brasileiro: a partir de três jogos sem ganhar, o técnico já pode colocar de molho as barbas. /// O automobilismo cearense parou este ano. Mesmo tendo no Eusébio o Autódromo Virgílio Távora à disposição, nenhuma prova aconteceu. É triste. Que falta faz o saudoso Pedro Virgínio. /// Hoje, pela Taça Fares Lopes, às 20h15, no Romeïrão, Icasa x Alto Santo. Os dois times ainda não pontuaram.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros