Um jogo a menos é a única vantagem que o Ceará ainda tem sobre o Macaé. Por isso, o Vozão pode ganhar três pontos no jogo de hoje diante do Botafogo e reduzir para seis pontos a diferente que o separa do concorrente. Mas, nas atuais circunstâncias, como acreditar numa vitória do Ceará sobre o líder da Série B, o Botafogo, que está no alto com seus 59 pontos, 33 pontos a mais que o Vozão? Pela lógica do futebol é impensável ver o Botafogo derrotado hoje. Mas era também impensável ver o time reserva do Ceará ganhar do São Paulo em pleno Morumbi. E ganhou. Assim, apostando nas surpresas que só o futebol oferece, é que a torcida mantém acesa a esperança, mínima que seja. Mas uma coisa é certa: será mais uma noite de muita apreensão.
Subida
Botafogo quer confirmar seu retorno à Série A. Quer também abrir distância para garantir o título da Série B. Essas pretensões do time carioca podem dificultar ainda mais a vida do Ceará. Na rodada passada, no Engenhão, o Botafogo goleou o Bragantino (4 x 0). O Ceará lutará contra tudo isso, além de administrar os seus próprios problemas.
Mais
Se acontecer um empate do Ceará no Engenhão, o time cearense, embora fique igual ao ABC no número de pontos (27), ultrapassará o time potiguar no número de vitórias (6 contra cinco). Entretanto, deixará o Macaé bem mais a vontade na 16ª posição, com oito pontos à frente, faltando apenas sete rodadas para terminar a competição.
Recomeço
Nos primeiros dias, após uma eliminação injusta, torna-se muito difícil o recomeçar de um time grande como o Fortaleza. As mentes ainda estão confusas sem entender o que aconteceu. É preciso algum tempo para que as coisas voltem ao normal. O mundo não acabou, gente. Nada de esmorecer. Vida que segue. Bola para frente.
Exemplos
Ontem citei exemplos de times que também sofreram e deram a volta por cima. Caso do Santa Cruz/PE que reverteu a humilhação de ter descido até para a Série D. Hoje lembro que Bahia e Vitória, em 2005, caíram juntos para a Série C. Hoje estão recuperados. E os dois juntos, Bahia e Vitória, no G-4 da atual Série B, prontos para voltarem à Série A.
Por cima
Apesar da eliminação do Fortaleza, quem saiu por cima, tento seu nome chamado em coro no estádio desde o primeiro tempo, foi o volante Pio. E, quando ele entrou, correspondeu ao que dele a torcida esperava: criou os momentos mais perigosos, obrigando o goleiro Eduardo Martini a praticar espetaculares defesas. Se tivesse entrado no primeiro tempo...
Contraste
O Brasil/RS fez a pior campanha de todos os 20 clubes da fase classificatória (29 pontos). Eliminou o Fortaleza (36 pontos), time de melhor campanha dos 20 disputantes da competição. De que adiantou a vantagem do Fortaleza? O Vila Nova (3º de A) eliminou a Portuguesa (2º de B). De que adiantou a vantagem da Portuguesa? Só o Londrina (1º de B) confirmou sua vantagem ao eliminar o Confiança (4º de A). Hoje o ASA (2º de A) tem de ganhar por três gols de diferença do Tupi (3º de B). E tome contraste!
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros