A frase que intitula a coluna está no site do Brasil/RS, adversário do Fortaleza no mata-mata da Série C nacional. E, antes dessa frase, está posto: "Aqui jogamos com raça". Um pouco abaixo, na ilustração chamando os torcedores para o jogo, há os escudos do Brasil/RS e do Fortaleza. Há também conclamação, mostrando a pujança do Brasil no futebol gaúcho, destacando o fato de ter sido o primeiro campeão do Rio Grande do Sul em 1919. Noutra referência, registra a conquista do título de campeão gaúcho do interior no ano passado. Numa matéria especial, eles fazem oportuna advertência: "há três anos, o Brasil mantém a base de jogadores e está perto de cumprir a importante missão de subir para Série B do Brasileiro, mas antes dessa meta chegar, é preciso bater o Fortaleza".
Batalha
Vejam como os gaúchos de Pelotas encaram a decisão: "Mais que um jogo uma batalha". O técnico Rogério Zimmermann assim se referiu ao Fortaleza, quanto aos dois insucessos de subida do Leão para a Série B: "Não vejo isso como dificuldade ou facilidade. Dentro do campo o jogador não pensa nisso. Não é algo que interfira".
Local do jogo
O Estádio Bento de Freitas tem capacidade para 18 mil torcedores. Portanto, capacidade bem próxima à do PV. O nome é uma homenagem ao senhor Bento Mendes de Freitas, um português que nasceu em São Lourenço de Sande em de 1902 e morreu em Pelotas em 1956. Esse português foi o idealizador do estádio, que viu inaugurado em 1943.
Pontos
A derrota do Macaé para o América/MG dá ao Ceará a chance de reduzir a cinco pontos a distância que o separa. Já a derrota do Criciúma para o Bragantino gera incerteza sobre como lá a torcida se comportará. O Criciúma não vence há oito rodadas. Sua última vitória foi 1 a 0 sobre o Náutico no dia 1º de setembro, há mais de um mês.
Jejum
Em casa, o Criciúma certamente passará por pressões haja vista o longo jejum, ou seja, oito jogos sem vitória. Isso poderá ser favorável ao Ceará, que daí, se souber, tirará o melhor proveito. Apesar de tudo, a posição do Criciúma ainda é de certo modo confortável, pois a equipe está afastada 10 pontos da zona de rebaixamento.
Comandante
Ricardinho já foi o maestro e o mais importante jogador do Ceará pela qualidade do seu futebol. De certa época para cá, ele me parece confuso quanto à sua missão em campo. Para Ricardinho retomar o melhor de sua produção, terá de receber bem definida a tarefa a executar. Se assim não for, continuará tendo dificuldade de enquadramento.
Eliminatória
Hoje, 20h30, em Santiago, Chile x Brasil, início da luta por vaga na Copa 2018 na Rússia. Brasil e Chile, seleções principais, de 1916 a 2015 enfrentaram-se 70 vezes (49 vitórias do Brasil, sete do Chile,14 empates). Em eliminatórias, ampla supremacia brasileira. Foram 10 jogos, sete vitórias do Brasil, dois empates e uma derrota (o Chile ganhou por 3 x 0, no ano 2000, em Santiago, sendo técnico do Brasil Vanderlei Luxemburgo). Atual ranking da Fifa: Brasil 7º; Chile, 9º. Dados de Airton Fontenele
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros