Tom Barros: Independência ou sorte

O Ceará tentará hoje no Castelão, diante do Náutico/PE, imprimir a sequência de vitórias de que necessita para sair da zona de rebaixamento. Ganhou bem do CRB em Maceió, mas isso passou. O Vozão precisa ser rápido na retomada definitiva. A derrota do Boa para o Paysandu ajudou o Ceará, que ficou a apenas dois pontos do 17º. Mas o primeiro fora da zona, o Atlético/GO, está com 27 pontos, seis a mais, com um jogo a menos, pois sua partida com o Criciúma foi adiada para o dia 22 de setembro. Para de forma mais rápida sair da zona o Ceará terá de, além de fazer a sua parte, torcer por derrotas do Boa e do Atlético nas próximas rodadas. Independência ou sorte! Para não ficar subordinado à sorte, o Ceará terá de ganhar do Náutico, Sampaio, Bahia, Santa, Oeste...

Produção

O que mais animou na vitória do Ceará sobre o CRB foi a produção. O time quis, buscou, alcançou. Soube se impor, comandou. É assim que deve fazer diante do Náutico. Aliás no empate do Náutico com o Sampaio em Recife houve muito equilíbrio. O empate traduziu bem a disputa. O Náutico em nenhum momento foi senhor do jogo.

Fora

Venho batendo na mesma tecla: o Fortaleza precisa ganhar fora, numa espécie de preparação para o mata-mata que vem por aí. Ganhar fora é uma necessidade para quem vai enfrentar esse modelo que, embora abominável, faz parte do contexto. E mais: o Leão tem de fazer gol fora de casa. O gol fora de casa é que estabelece a diferença.

Recordando

Image-1-Artigo-1925100-17 de setembro de 2005. Faz dez anos. Lúcio, meia, do Fortaleza, solta a pomba da paz antes do jogo Fortaleza 5 x 2 São Caetano, pelo Campeonato Brasileiro Série A. Gols do Fortaleza: Lúcio (2), Rinaldo, Igor e Fumagalli. Gols do São Caetano: Edilson (2). Fortaleza e São Caetano faziam parte da elite do futebol brasileiro. Hoje, dez anos depois, o Fortaleza disputa a Série C. A situação do São Caetano é pior ainda, pois disputa a Série D nacional.

Enganoso

Se existe placar enganoso no modelo mata-mata é o empate sem gols fora de casa no primeiro jogo. Foi assim que o Leão seu deu mal com o Macaé no ano passado. Até o empate fora com gols no primeiro jogo dá vantagem pequena. Daí a advertência: o Fortaleza precisa vencer com gols fora de casa. Só assim reduzirá a apreensão no jogo de volta.

Sete de setembro

Dia da Pátria. A Pátria clama por melhores dias. A Pátria assaltada. A Pátria enganada. A Pátria amada, salve, salve! "Brasil de um sonho intenso". A Pátria pede respeito. Sonho defeito momentaneamente. Só momentaneamente. Os homens e mulheres passam. A Pátria fica. As novas gerações abrirão caminhos para uma Pátria idolatrada

Em alta

Rafael Costa percorreu o caminho da desconfiança até alcançar a afirmação agora conquistada com tantos gols importantes. Sua contratação chegou a ser contestada. Gradualmente Rafael conseguiu adaptar-se ao esquema e já agora é esperança de novos gols alvinegros. Hoje no Castelão todos esperam uma repetição de suas convincentes atuações.

Notas & notas. Meu Deus, até quando este rosário de derrotas e amarguras do Vasco/RJ? /// Brasil 1 x 0 Costa Rica. Agora vai... /// Do ex-jogador Reginaldo Cara de Gato: "O Ferroviário perdeu para o Tiradentes na Taça Fares Lopes, mas a torcida coral não pode desacreditar na recuperação, pois o time jogou bem". /// Show e vitória do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, no GP da Itália. Apesar de Massa ter sido o terceiro, não há promessa de um sucessor para Ayrton Senna.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros