Tom Barros: Hora da definição

Agora começa para o Ceará uma outra etapa, tão ou mais difícil que a anterior em que lutou bravamente para sair da zona de rebaixamento. É a hora da definição. É a luta para permanecer fora da zona maldita. O time, com Lisca, recuperou a autoestima, a confiança e a respeitabilidade. Ricardinho, atuando mais na frente, passou a render mais e melhor. A volta de João Marcos elevou a produção de Baraka e os dois estão dando ao Ceará melhor consistência no setor. Na vitória sobre o ABC, até Tiago Cametá, que vinha oscilante, apresentou padrão convincente. Enfim, quatro vitórias consecutivas não são obra do acaso senão resultado de um novo direcionamento. O jogo de amanhã será o da confirmação. Se vitória alvinegra, aí dificilmente alguém segurará o Vozão.

Atacantes

Siloé foi persistente. Embora pressionado pela torcida, Lisca o manteve no time. E finalmente Siloé deu a resposta. Demorou, mas deslanchou. Agora vem a pergunta: será justo Siloé sair do time, máxime quando fez sua melhor participação? Caso a pensar. Viável uma dupla no ataque, formada por Siloé e Rafael Costa. Mas, quem sairia?

A pensar

A pergunta geral é: quem sairia? Resposta simples: poderia ser Alex Amado, que há produzido futebol apenas regular. Mas há ainda outras opções. Há preferências variadas. Ouvi até sugestão de um ataque com Rafael Costa, Siloé e Júlio César. Calma, gente. O Lisca, que conhece o dia a dia de cada jogador, certamente já tem a definição. Aguardem.

Status

Com a vitória do Santa Cruz sobre o Bahia, o Bragantino saiu do G-4. O Braga perdeu status, mas não perdeu a condição de voltar ao grupo dos quatro melhores já na próxima rodada. Daí a importância desse jogo do Ceará amanhã. A boa campanha do visitante, que é dirigido por Wagner Lopes, exigirá máxima atenção do Ceará.

Grave crise

O Macaé, concorrente mais direto do Ceará na luta pela classificação, passou a viver aguda crise, justo agora na reta final. Amanhã estreia o novo técnico Toninho Andrade, que substituiu o demitido Josué Teixeira. Mudar de treinador a quatro jogos do fim do certame é desespero, faca de dois gumes. A continuar assim, será ótimo para o Ceará.

Estreia

Foi ótima a participação do técnico Mirandinha no Debate Bola (TV Diário). Ele entende que o Ceará tem condições de manter-se fora da zona de rebaixamento e até de surpreender o Vitória em Salvador. Mirandinha a todos surpreendeu ao anunciar sua ida para o Rio Branco de Americana, onde já assume hoje o comando técnico da equipe. Boa sorte, Miranda!

Outro campeonato

A Copa Fares Lopes estabelece mata-mata a partir da segunda fase. A cada dois jogos os perdedores serão despachados. Tiradentes (15 pontos) e Iguatu (14 pontos) fizeram as melhores campanhas nos respectivos grupos. Se as campanhas servissem de base, seriam os favoritos. Mas o mata-mata, conforme ficou provado recentemente na Série C nacional, nem sempre contempla quem se houve bem na fase classificatória. É, como dizem alguns, um outro campeonato.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros