O Ceará, na luta para sair da zona de rebaixamento, acompanha com interesse os resultados de seus futuros adversários. Além disso, acompanha também os que estão igualmente na briga para sair da zona maldita. O empate em casa do ABC com o Criciúma foi ótimo para o Vozão. Já no próximo jogo o Ceará poderá ultrapassar o ABC. Então terá agora na alça de mira o Boa Esporte. Importante que o Boa Esporte perca para o Náutico sábado em Recife. Importante também uma derrota do Paraná, em casa, para o Santa Cruz. Essa me parece pouco provável, mas surpresas estão acontecendo. Assim o Ceará poderá ter encurtado o seu caminho para sair da zona maldita. Tudo, porém, passa pela necessidade de vitória do Ceará no Serra Dourada. Sem essa, não haverá atalho.
Qualidade
Sábado próximo, mais que vitória sobre o Sagueiro o Fortaleza terá de mostrar padrão de jogo de melhor qualidade. Só assim poderá passar à torcida a confiança antes predominante. A postura cética da torcida vem aumentando em razão de apresentações vacilantes do tricolor, fato ampliado em razão da derrota para o Asa na rodada anterior.
Leão
Há jogadores que podem render mais. Não sei se está havendo inconsciente acomodação, isto é, sem que o próprio grupo perceba, a boa campanha gera a ideia de que nesta primeira parte do certame a missão já está cumprida. Em caso assim cabe ao técnico o toque da alvorada, o despertar. O Leão tem condições de jogar muito mais. E melhor.
Recordando
03.08.2005. Assim se passaram dez anos... Estádio Carlos de Alencar Pinto em Porangabuçu. Treino coletivo do Ceará Sporting Club. O goleiro Adilson faz uma defesa. Onde andará Adilson, o Paredão. Ele foi ídolo da torcida alvinegra. Adílson Cândido de Souza nasceu em Guaxupé/MG no dia 28 de maio de 1974. Está com 41 anos de idade. Pelo que sei, seu último time foi o Santo André, onde jogou no ano passado. Creio que já pendurou as chuteiras.
Ausência
A Taça Fares Lopes foi criada para não deixar na inatividade os times cearenses não participantes de competições nacionais. Nobre objetivo de garantir calendário aos clubes e postos de trabalho para atletas e treinadores. Não entendo, pois, a ausência de times como Horizonte e Maranguape, aqui da zona metropolitana.
Vaga
Nem o atrativo de uma vaga na Copa do Brasil 2016 despertou o interesse de certas equipes pela Taça Fares Lopes. Incrível. Alguns optaram por seis meses de paralisação. Senhores, uma vaga na Copa do Brasil é tão importante que a CBF cuidou de nessa competição amparar os times brasileiros eliminados da Libertadores. Logo...
Gols e gols
O Fortaleza precisa de gols. Lúcio Maranhão foi contratado para isso. Lúcio teve passagem auspiciosa no ASA. Lembro que em 2012 Lúcio disputava com Val Baiano a artilharia do Brasil. E no jogo em que o Asa ganhou do Ceará por 3 a 0 em 2012, Lúcio chegou ali ao seu 39º gol. Por que sua eficiência na finalização sumiu no Fortaleza? Mote para Chamusca refletir.
Esperança. Ferroviário e Ceará fazem hoje o primeiro clássico da Taça Fares Lopes. Expectativa toda voltada para o Ferrão. O Tubarão busca retomar a importância que teve no futebol cearense há alguns anos. No Grupo A2 estão também Fortaleza, Pacatuba e Tiradentes. Mesmo com Ceará e Fortaleza sem seus times principais, taí um bom momento para avaliação do novo projeto que visa a reerguer o Ferroviário. O projeto do Ferrão é ousado: ganhar a "Fares Lopes" e a vaga na próxima Copa do Brasil.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros