Tom Barros: Diferentes desafios

Amanhã Copa do Brasil para o Ceará. Domingo, Série B nacional para o Ceará. No caminho, primeiro o São Paulo, que na rodada passada sofreu goleada aplicada pelo Goiás (3 x 0) em pleno Morumbi. E observem que o Goiás está na zona de rebaixamento. Depois do São Paulo vem o Paraná, que na rodada passada da Série B ganhou apertado do Sampaio Corrêa em pleno Estádio Durival de Britto em Curitiba. O Ceará, diante de tantos desfalques anunciados, vai mesmo com o chamado time alternativo. E foi com time alternativo que o Vozão despachou o Tupi/MG. O São Paulo é sexto colocado na Série A nacional. Paulo Henrique Ganso e Rafael Toloi foram xingados na derrota para o Goiás. Já o Paraná passou por dificuldades, mas segurou o Sampaio. Diferentes desafios, pois.

Concentração

Pelas circunstâncias, ao Ceará cabe concentrar atenções na Série B. Nesta o estrago será feio se o time cair. Na Copa do Brasil o Ceará está como franco atirador. Favorito é o São Paulo, a despeito da goleada sofrida e da ausência de Rogério Ceni. Como a Copa do Brasil é a competição das grandes surpresas, quem sabe haverá mais uma?

Mata-mata

Qual o adversário menos difícil para o Fortaleza pegar no mata-mata? Não há adversário menos difícil quando chega essa etapa. Hoje seria a Portuguesa com a influência da Federação Paulista. Sim, mas se for o Londrina/PR ou o Juventus/RS, quem garante que será menos complicado? Leão tem que se preparar para o que der e vier.

Recordando

1984. Boa formação do Fortaleza. A partir da esquerda (em pé): Toninho, Serginho, Gaúcho, Sergio Monte, Luizinho e Pedro Basílio. Na mesma ordem (agachados): Evilásio, Luizinho Rangel, Wagner, Betinho e Lupercínio. O goleiro Sérgio Monte, que está muito bem, foi homenageado no Debate Bola (TV Diário). Desse time, Pedro Basílio morreu no dia 21 de setembro de 2007. (Coleção de Elcias Ferreira).

Exemplo

Na reta final da fase classificatória e no mata-mata, a Série C endurece. O Brasil/RS, líder invicto e absoluto do Grupo B até a rodada passada, foi derrotado pelo vice-lanterna Guaratinguetá. O Brasil/RS perdeu a invencibilidade, embora tenha mantido a liderança e a pose. Alerta geral. Daí a dificuldade para prognósticos.

Bicicletas

Domingo próximo, a partir das 8 horas, na Praça da Gentilândia, o 3º Encontro de Bicicletas Antigas (dos anos 30 aos anos 80) de Fortaleza. Gratuito, aberto ao público. As bicicletas devem ter no mínimo 30 anos de fabricação. Contatos com Jaime Filho (9-8604.8488) e com Marco Ximenes (9-8837.2067).

Serviço

Há jogadores que chegam e passam longo período até alcançar a devida adaptação. Com Júlio César foi diferente. Apesar de estar parado há mais de sete meses, ele entrou no time alvinegro e logo deu conta do recado. Pelo ritmo que impõe, nem parece que estava parado há bastante tempo. Pelo contrário, tem correspondido além da expectativa. Parabéns.

Eliminatórias. Desde as eliminatórias de 1998 para a Copa na França foi abolido na América do Sul o sistema de disputas com as seleções divididas em grupos. Daí em diante foi adotado o sistema de turno e returno com as dez seleções realizando 18 jogos. Classificam-se os quatro primeiros colocados. O quinto colocado vai para a repescagem. Nas três últimas eliminatórias eis as posições do Brasil: 3º relativo à Copa 2002; 1º relativo à Copa 2006 e 1º relativo à Copa 2010. Dados de Airton Fontenele.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros