Tom Barros: Crença inabalável

Hoje no Castelão o Ceará reinicia sua luta por nova sequência de vitórias. Só assim neutralizará a diferença que o separa da zona intermediária. A derrota em São Luís quebrou um pouco o entusiasmo que se estabeleceu após as seguidas vitórias sobre o CRB em Maceió e sobre o Náutico no Castelão. Ainda assim a crença na saída da zona de rebaixamento mantém-se inabalável. Hoje o adversário é o Bahia. Respeitado e poderoso Bahia, terceiro colocado com 44 pontos e determinado a voltar para a Série A nacional. O Bahia do bom treinador Sérgio Soares, ex-Ceará. O Bahia de Maxi Biancucchi e Kieza. Enfim tradicional rival de quem o Ceará ganhou a Copa do Nordeste este ano. Agora a diferença: o Bahia no G-4 e o Ceará na zonal maldita. São as voltas da vida.

Modelo

O Bahia tem o perfil de seu treinador, Sérgio Soares, que dirigiu o Ceará durante tanto tempo e que todos nós conhecemos bem. Sérgio gosta do futebol ofensivo. Foi assim sempre no Ceará. Seu time faz muitos gols, mas sofre muitos gols também. Na atual Série B marcou 36 gols, mas sofreu 24. No jogo de ida, ganhou (1 x 0) na Fonte Nova.

Diferença

Com o passar do tempo, o Bahia foi mais perseverante. Acreditou no trabalho de Sérgio Soares e o manteve, mesmo tendo perdido a Copa do Nordeste. O Ceará demitiu Silas Pereira, que dirigiu o Ceará na derrota em Salvador pela Série B. Contratou Geninho, que também foi mandado embora. E está aí com Marcelo Cabo.

Gols

Exceto na vitória sobre o Serrano/PE, quando o Fortaleza ganhou por 4 x 2, nas últimas seis partidas o Leão teve desempenho baixo no ataque. Confira: empatou com Confiança (1 x 1), América (0 x 0) e Vila Nova (0 x 0). Perdeu para o Asa (1 x 0) e ganhou do Salgueiro (4 x 2). Penso que é preciso melhor índice de acerto nas conclusões.

Critério

Já que o Fortaleza garantiu sua presença no mata-mata, resta aprimorar a artilharia que entendo como fator fundamental para ultrapassar a nova barreira. O gol fora de casa poderá ser elemento definidor de vaga. Portanto, otimizar os acertos nas conclusões é obrigação do Fortaleza para alcançar seu desiderato.

Segurança

Desta vez o Fortaleza vai para o mata-mata, tendo um goleiro que transmite muita segurança aos companheiros e à torcida. Ricardo Berna tem feito defesas importantíssimas e arrojadas. No jogo com o Confiança, então, fez duas espetaculares. A primeira numa conclusão de Rômulo; a segunda numa conclusão de Diego Ceará. Atravessa ótima fase.

Comemoração

O pesquisador Airton Fontenele festeja hoje 68 anos de atuação na imprensa. Começou no dia 15 de setembro de 1947, a convite do saudoso Blanchard Girão no "Gool! Jornal dos Esportes". A matéria foi "O Brasil Precisa de Estádios", na campanha pela construção do Maracanã. Também inseriu matéria, com análise completa sobre a rodada do Campeonato Carioca. Airton, no verdor dos seus vinte anos, iniciava ali atividade ininterrupta até hoje, culminando com oito livros escritos.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros