Tom Barros: A última cartada

O técnico Lisca assumiu. Com ele, a esperança de uma metamorfose no time do Ceará. Tratamento de choque. Aquele para sacudir um time que está aparvalhado, sem rumo, como ovelha desgarrada. O técnico Lisca assumiu. E com ele a esperança de um Ceará pelo menos definido em campo, capaz de saber o que quer e como quer. Um Ceará que consiga se impor como campeão do Nordeste e não como um time sem eira nem beira, entregue à maldição da zona de rebaixamento. Lisca é a derradeira aposta nesta sequência de treinadores alvinegros na Série B nacional. De Silas para Anderson Silva (interino), de Anderson Silva para Geninho, de Geninho para Marcelo Cabo, de Marcelo para Lisca. Uma herança de problemas de treinador para treinador. Agora é a última cartada.

Ambiente

Uma das missões do técnico Lisca é detectar insatisfações internas. O ranço entre atletas afeta a produção. Na derrota para Luverdense, a TV mostrou discussão até certo ponto áspera entre o goleiro Luís Carlos e um dos zagueiros. Time dividido tem dois adversários no mesmo jogo: o primeiro, ele próprio; o segundo, o da tabela.

Função

Outra missão do técnico Lisca é definir melhor o trabalho a ser desenvolvido por Ricardinho. O melhor momento de Ricardo foi na Copa do Nordeste, quando, além de criar as jogadas (sua especialidade), ele também ajudou na marcação. No momento, creio, será melhor concentrar o talento de Ricardinho nas ações ofensivas.

Duas perguntas

Por onde ando, não há como fugir das duas perguntas mais repetidas no momento: será que o Fortaleza sobe? Será que o Ceará desce? Meu Deus, como respondê-las antecipadamente se o futebol não permite tais colocações tão perigosas? São duas situações com características próprias que analiso no tópico ao lado.

Possibilidades

O Leão numa situação confortável decide em casa e subirá com uma vitória e um empate ou pelo saldo gols fora de casa, caso haja igualdade de pontos após os dois jogos. Já a situação do Ceará é complicada. Precisa de sequência de vitórias fora e em casa, ainda tentando ajustar o time. Quanto a quem sobe ou desce, não sou louco para assumir risco.

Escolinha

Bechara foi um dos mais talentosos jogadores do futebol cearense. Daqui para o Santos. Depois da Vila Belmiro, ganhou a Europa, tendo brilhado na Noruega e Dinamarca. Hoje comenta futebol na TV Diário. Agora, no Alvo Society (Av. Norte, 2363 - Barros Luciano Cavalcante), ele comanda uma escolinha para crianças de 5 a 14 anos. Contatos pelo fone 9. 8779. 3575.

Taça Fares Lopes

O técnico do Ferroviário, Vladimir de Jesus, estreou no clássico com o Fortaleza no Pici com empate (0 x 0). Ali a surpresa: ele pensava que enfrentaria o time das bases do Leão, mas o Fortaleza foi com formação de atletas do time principal. Agora Vladimir enfrentará o Ceará, quinta-feira, 8 de outubro, em Porangabuçu. Como o Ceará está de folga na Série B até o dia 17 de outubro e Lisca precisa ver o time em ação, certamente mandará a campo a formação principal do Ceará. Conjecturas...

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros