Nova arrancada
O técnico do Ceará, Marcelo Cabo, chegou terça-feira. Já amanhã estará diante do Vitória/BA em pleno Castelão. Pouco tempo para treinar. Mas é assim mesmo, numa corrida contra o tempo, que ele terá de fazer o "ajuste fiscal" em Porangabuçu. Meditas sérias que terá de tomar, algumas até certamente antipáticas. Mas não se revoluciona um time crise sem atitudes de choque, ostensivas ou não. Sobre contratações e mudanças, é impossível ao cronista ter uma dimensão sobre o que possa ocorrer. As recentes contratações do Ceará, apesar das boas referências, não vingaram, inclusive com nomes como Marco Aurélio e William Batoré que chegaram para resolver. Não resolveram. A nova arrancada é tarefa de Marcelo Cabo com seu discurso, seus métodos, suas convicções.
Indicações
Eu só espero que as novas contratações feitas pelo Ceará correspondam e não sejam uma repetição dos erros até aqui cometidos. A propósito, diante de tantos fracassos nas contratações, gostaria muito de saber quem as indicou. Que empresários interferiram nas transações? Todos estão calados. Mas o Ceará gastou muito dinheiro com isso.
Critério
É bom frisar que a falta de um critério apurado levou o Ceará a contratar jogadores sem a menor qualificação para vestir a camisa do clube. Coisas absurdas e inexplicáveis aconteceram, máxime quando se sabe que há pessoas encarregadas para tal missão. Mas essas pessoas se escondem num anonimato confortável, sem qualquer punição.
Recordando
2005. E assim se passaram dez anos. Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha. A partir da esquerda: Robinho, Gilberto Silva e Juninho Pernambucano, na comemoração do gol de Juninho sobre a Bolívia, no dia 9 de outubro de 2005, no Estádio Hernando Siles em La Paz. O jogo terminou empatado 1 x 1. O gol da Bolívia foi marcado por Castillo. O Brasil jogou sem oito titulares.
Adversário
O Vila Nova, adversário do Leão amanhã, tem problemas na defesa: Vinícius Simon está suspenso e Gustavo Bastos, contundido. Melhor para o Fortaleza que tem Maranhão e Daniel Sobralense em ascensão e Ricardo de Jesus com extrema vontade de mostrar serviço. O Vila Nova vem de um empate (1 x 1) com o Cuiabá.
Saudade
Morreu Wambar Menescal, desportista que fez história no Calouros e no Fortaleza, onde passou 10 anos como supervisor. No Calouros foi um baluarte, presidente apaixonado. Wambar foi sepultado ontem. Casado com dona Maria José, deixou quatro filhos: Francisco, José Wilton, Fernando e Wilkson. Fica a saudade.
Gols
A esperança de gols no ataque tricolor passou a ser Ricardo de Jesus. Ele estreou contra o Icasa. Não assinalou gol. Teve pouco tempo para mostrar serviço. Foi uma espécie de cartão de apresentação. Agora, diante do Vila Nova, certamente terá maior responsabilidade. A fase sem gols de Lúcio Maranhão foi que determinou a contratação de Ricardo. Logo...
Eliminatórias. Nos 92 jogos eliminatórios de Copas do Mundo (1954/2009), o Brasil teve a favor 199 gols (um por punição da Fifa ao Chile em 1989). Dos 209 atletas brasileiros atuantes 62 golearam, sendo os maiores artilheiros Zico e Romário (11 gols), Tostão, Ronaldo Nazário, Kaká e Luís Fabiano (10). Detalhe: Valentim Medoza e Insfran (do Paraguai), Noro (Bolívia), Gonzales (Chile), Acosta (Venezuela) e Ayala (Argentina) marcaram gol contra a favor do Brasil. Dados de Airton Fontenele).