Nas mãos de terceiros
Está posto, bem definido, até mesmo pela mensagem do alto comando do clube, que a prioridade é tirar o Ceará da zona de rebaixamento da Série B nacional. E não poderia ser diferente. Por enquanto, o Ceará ainda não dependerá de suas próprias forças para alcançar tal desiderato. Mesmo que ganhe do Mogi Mirim, o Vozão ainda terá de esperar mais uma rodada, isso se o Boa Esporte e o Atlético de Goiás tropeçarem diante do América/MG e do Bragantino respectivamente na rodada atual e seguiram tropeçando na seguinte. Aí, sim, o Ceará passará a depender somente de si para sair da zona e do suplício. Se chegar à virada da montanha (19ª rodada) fora da zona maldita, terá aliviado todas as tensões. Até lá, haja sofrimento. E muito.
Importância
O jogo do Ceará com o Mogi Mirim, sábado próximo, que seria apenas um confronto normal de correr de competição, ganhou característica especial de decisão. A vitória transformadora, que tanto a torcida espera, necessariamente terá de acontecer. Virou "decisão de campeonato". Jogo de vida ou morte.
Mais e mais
Concentração total dos alvinegros. Para ganhar, Ricardinho terá de jogar o que sabe e muito mais. Uillian Correia precisa jogar mais e deixar de lado suas grosserias com os cronistas. Sou fã do futebol de Uillian Correia e já registrei isso aqui muitas vezes. Mas ando decepcionado com sua falta de lhaneza em várias ocasiões.
Recordando
2007. Comemoração tricolor. A partir da esquerda: Neto Baiano, Jean, Reinaldo e Santiago. Hoje, oito anos depois, Neto Baiano está no Criciúma. Não sei onde andam Jean, Simão e Santiago. Já Rinaldo, que foi ídolo do Fortaleza, time pelo qual marcou 108 gols, um dos maiores artilheiros da história do clube, disputou este ano o Campeonato Piauiense pelo Caiçara. Ele está com 39 anos. (Foto enviada por Elcias Ferreira).
Rotatividade
Tirando Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá e Itapipoca, os demais municípios têm dificuldade de fixar por mais tempo representação no Campeonato Cearense. Exemplo: São Benedito, Maracanã, Crateús, Trairiense, Limoeiro do Norte, Boa Viagem, Itapajé, Uruburetama, Iguatu e Russas. Todos caíram.
Modelo
A Copa do Brasil está desfigurada e isso fez cair a importância maior que essa competição já teve um dia. Era respeitada quando, herdeira da Taça Brasil, dela mantinha como participantes apenas os campeões e vice-campeões de cada estado. Resultado: hoje até os times médios já dão uma esnobada na Copa do Brasil. Lamentável.
Força
Como disse, é doloroso para um jovem atleta passar um semestre fora de atividade em virtude de contusão. Caso do atacante Uilliam, do Fortaleza. Mas ele deve ter confiança na recuperação. E nada melhor que tomar como exemplo Ronaldo Fenômeno. Diziam que Ronaldo, contundido, estaria fora da Copa 2002. Resultado: ele participou. E mais: campeão e artilheiro.
Recado. Ghiggia, o último remanescente dos finalistas da Copa de1950, morreu no dia16 julho, no exato dia em que os uruguaios festejavam 65 anos do título mundial de 1950, com gol da vitória (1 x 2) dele, Ghiggia. Ele participou de cinco Brasil x Uruguai, entre 1950 e 1952. Ganhou dois: 4 a 3 no Pacaembu pela Copa Rio Branco e 2 a 1 no Maracanã, Copa de 1950). Perdeu três (2 x 3 e 0 x 1 pela Copa Rio Branco em São Januário e 2 x 4 no Pan-Americano do Chile, quando fez um gol de pênalti. Dados de Airton Fontenele.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros