Tom Barros

Posições diferentes

Hoje Fortaleza e Ceará em campos e posições diferentes. O Leão defende a liderança isolada da Série C; o Ceará tentará sair da lanterna do Grupo B. O Fortaleza em casa, no Castelão, às 16 horas, recebe o Botafogo/PB; o Ceará, distante de casa, no Estádio Prefeito Dilzon Luiz de Melo (Melão) em Varginha, Minas Gerais, enfrenta o Boa Esporte. O Fortaleza em mares calmos pela margem que tem, embora venha de uma derrota que gerou marolas de aviso. O Ceará em mares agitados busca a calmaria, aqui sinônimo de vitória. Se ganhar do Boa Esporte (17º, 11 pontos) fora de casa suscitará nova esperança. Chegará aos 10 pontos e, dependendo das circunstâncias, poderá até vislumbrar alguma chance de sair da zona de rebaixamento já na próxima rodada. Oxalá isso aconteça.

Recordando

Década de 1960. Santos. A partir da esquerda (em pé): Carlos Alberto Torres, Joel Camargo, Zito, Cláudio, Orlando Peçanha e Rildo. Na mesma ordem (agachados): Wilson, Clodoaldo, Toninho, Pelé e Abel. Desse grupo já morreram Joel Camargo, Zito, Orlando Peçanha e Toninho. Detalhe: Zito, campeão mundial pelo Brasil em 1958 e 1962, morreu recentemente, no dia 14 de julho. (Foto enviada por Elcias Ferreira).

Retomada

O técnico do Ceará, Geninho, fez revisão de conceitos e trouxe de volta Uillian Correia à condição de titular. Acertou. Se Geninho acha que Uillian pode jogar mais na frente, que tente isso. Não deve é deixar no banco um jogador talentoso. Agora uma sugestão a Uillian: ser solícito, gentil, aberto a entrevistas, não faz mal a ninguém...

Retorno

Com a volta de Pio e Everton o Fortaleza terá outra vez novas opções de finalização. Pio e Everton, com melhor índice de aproveitamento, poderão incrementar as conclusões. Everton, quando se contundiu e foi afastado, era o artilheiro do Fortaleza na temporada com seis gols. Pio também tem bom aproveitamento.

Dragão do Mar

Amanhã, a partir de 10h30, a TV Diário mostrará com exclusividade o 12º Circuito de Jangadas Dragão do Mar, direto da Praia do Náutico. Prova tradicional do calendário turístico cearense, a Regata embeleza, emociona, entusiasma. Os homens do mar, fortes, desafiadores, bravos, altivos, vencedores. Imperdível.

Estreia

Bernardo, que vi brilhar no Vasco da Gama, começa hoje sua jornada no Ceará. É unânime e indiscutível a ótima qualidade de seu futebol. Quanto à sua vida fora de campo e o temperamento difícil, cabe ao jogador administrar essa parte. Taí mais uma oportunidade que lhe a vida lhe oferece. Aproveitá-la bem será decisão dele.

História de Bellini

O leitor Zé Augusto, apaixonado vascaíno, presenteou-me com uma obra obrigatória na biblioteca de todos os brasileiros: "Bellini - O Primeiro Capitão Campeão", escrito Giselda Bellini, viúva do jogador. Giselda é formada em Letras pela PUC/SP, onde também lecionou. Ótimo. A história da vida de um homem digno, dentro e fora de campo.

Comemoração

Amanhã, 19 de julho, Dia Nacional do Futebol. A CBF escolheu essa data porque em 19 de julho de 1900 foi fundado o mais antigo time em atividade no Brasil: Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande/RS. Ao escolher essa data a CBF homenageou por via indireta o notável craque Garrincha (bicampeão mundial 1958/1962) que disputou seu primeiro jogo profissional em 19 de julho de 1953 (Botafogo 6 x 3 Bonsucesso, certame carioca) no qual Garrincha marcou três gols. (Dados: Airton Fontenele).

Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em http://svmar.es/tom-barros