Qual é o país do futebol?
Depois de mais um insucesso da Seleção Brasileira em competição internacional, tenho escutado sumidades do setor declararem que aqui não é mais o país do futebol. Discordo. A despeito dos fracassos, ainda considero o Brasil o país do futebol, sim. Admito que há uma crise. Ostensiva crise. Admito que a geração atual não é tão talentosa quanto algumas gerações passadas. Admito que no momento o melhor futebol do mundo não está aqui. Mas não admito jamais que o Brasil tenha deixado de ser o país do futebol. São cinco títulos mundiais, número que nenhum outro pais tem. Os dois mais geniais jogadores do mundo nasceram aqui: Pelé e Garrincha. O Brasil é o único país que participou de todas as Copa do Mundo. O Brasil é mais, muito mais.
Recordando
Toda a glória do futebol brasileiro começou em 1958, com a conquista do primeiro título mundial na Copa da Suécia. A partir da esquerda (em pé): Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando e Gilmar. Na mesma ordem (agachados): Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagalo e o massagista Mário Américo. Foto batida no dia29 de Junho de 1958, antes da final em que o Brasil goleou a Suécia por 5 x 2 no Estádio Rasunda, em Estocolmo
Números
A Alemanha, atual campeã do mundo e detentora de quatro títulos mundiais, ainda terá de ganhar duas Copas do Mundo se quiser ultrapassar o Brasil. A Espanha só foi uma vez campeã do mundo. A Itália, que tem quatro títulos mundiais, perdeu duas finais de Copa do Mundo para o Brasil. Quem é então o país do futebol?
Quem?
Se o país do futebol a Argentina, que só tem dois títulos mundiais e um deles vergonhosamente arranjado em 1978? Será o Uruguai, que estacionou nos dois títulos? A Holanda, que não ganhou uma Copa sequer? A Inglaterra, com um título? Apontem-me. Digam-me quem no futebol é maior que o Brasil? Aqui há uma crise, mas o futebol não acabou..
24 anos
Também diziam que o Brasil não era mais o país do futebol quando passou 24 anos sem ganhar uma Copa do Mundo. Ganhara o tri em 1970 no México e somente foi ganhar outra Copa 24 anos depois, ou seja, em 1994. Um jejum terrível. Em 1974, dera Alemanha. Em 1978, Argentina; em 1982, Itália; em 1986, Argentina; em 1990, Alemanha.
Geração
Na década de 1980, houve uma geração qualificada com Oscar, Zico, Júnior, Sócrates, Falcão, Cerezo, Eder, Careca... Mas essa geração passou batida em duas Copas do Mundo e não ganhou nenhuma competição oficial. Nada. É incrível. Nem por isso o Brasil, na época, deixou de ser considerado o "País do Futebol".
13 anos
Faz apenas 13 anos que o Brasil ganhou a Copa 2002. Tempo menor que os 24 anos de jejum. A atual geração tem de excepcional apenas Neymar. Mas não duvidem do potencial do futebol brasileiro, que tem história e tradição. Não se surpreendam se, em breve, outra geração levar o Brasil ao topo, já pela matreirice, improvisação e criatividade que nenhum outro país tem.
Três Copas
A geração de 1990 com Dunga, Rivaldo, Romário, Bebeto, Cafu, Roberto Carlos, Ronaldinho e Ronaldão recuperou o título mundial. Chegou a três finais de Copa do Mundo seguidas. Ganhou duas (1994 e 2002). Perdeu a de 1998, mas em circunstâncias nebulosas, até hoje não esclarecidas (convulsão de Ronaldão). Por tudo o que citei e por muito que poderia acrescentar, reafirmo: o Brasil continua sendo o país do futebol. Apenas está numa crise de entressafra como passou em outras épocas.
Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em http://svmar.es/tom-barros