Mais líder do que nunca
Fortaleza firme, inabalável. Uma rocha. É líder. O melhor de todos, incluindo também os dez do Grupo B. A vitória sobre o América/RN poderia ter sido fácil, mas ficou no 1 a 0, gol de Lima. Maranhão, Daniel Sobralense, Dudu Cearense e Adalberto tiveram chances para ampliar. Não ampliaram. Passou. Não há de ser nada. O Leão tem margem de sobra para trabalhar. E bota margem nisso. Pega agora o Confiança em Sergipe e volta para enfrentar em casa, no Castelão, o Botafogo/PB no Castelão. No gol tricolor, quero louvar a forma com que Corrêa bate falta. Ele lança com maestria na cabeça ou nos pés dos companheiros. É jogada ensaiada quem vem dando certo e resultando em gols. Leão só precisa buscar melhor aproveitamento nas conclusões.
Recordando
03.09.1993. A partir da esquerda: o técnico Geninho e o preparador físico Celso Camargo, quando chegaram para treinar o Fortaleza. Na época, Geninho teve grande surpresa ao desembarcar. O presidente Flávio Novais, com quem acertara tudo, tinha renunciado. E o vice, Fernando Silva, poderia renunciar. Mas Sílvio Carlos e Paulo Magalhães contornaram o problema. Colaboração: Zé Maria, da Pesquisa do nosso jornal.
Era Geninho
Amanhã, diante do Botafogo/RJ, começa o desafio de Geninho no Ceará. A mudança de técnico suscita indagações. As mais comuns: dará certo? O problema seria com o técnico anterior ou o problema é do grupo? O jogador se empenha mais com a chegada de um novo técnico? Respostas nos próximos jogos.
Tempo
Às vezes, já no jogo de estreia de um técnico é possível observar alterações positivas. Mas às vezes é preciso mais tempo para colher os frutos maduros de um trabalho. A vantagem do Ceará é, a despeito da crise, ter no elenco jogadores bons. Na meia-cancha, por exemplo, o privilégio de contar com Ricardinho e Uillian Correia.
Trauma
Na última visita do Botafogo/RJ a Fortaleza, o Ceará sofreu um trauma. Foi no dia 4 de setembro de 2014. O Bota ganhou de virada, 4 x 3, com dois gols relâmpagos nos acréscimos. Uma virada heroica que eliminou da Copa do Brasil o Ceará. Depois disso o Ceará entrou em declínio. Que seja agora diante do mesmo Bota a retomada do Ceará.
Padrão Fifa
Vou ao Castelão desde sua inauguração em 1973. Vi todas as reformas no "Padrão Cearense". Tudo correto. Aí criaram o tal Padrão Fifa, de elevada qualidade, visando à reforma para a Copa 2014. Resultado: em 2013, uma vidraça despencou antes de um clássico. E, sábado agora, parte de um refletor caiu, atingindo uma torcedora do Fortaleza. Padrão Fifa é isso.
Divisão
Gostei da postura assumida pelo zagueiro Lima, autor do gol da vitória (1 x 0) do Fortaleza sobre o América/RN. Após o jogo, ele fez questão de dividir com os companheiros a boa fase e o momento de felicidade por que está passando. Lima demonstrou ali o que mais se quer num time de futebol: o sentimento de grupo. Isso Lima demonstrou que tem
Padrão Fifa II
No dia 21 de março de 2013, a então Arena Castelão Operadora de Estádios S.A. Esclareceu: "A vidraça de um andar do prédio central do estádio se soltou provavelmente depois que algum transeunte bateu no vidro e quebrou a peça. A vidraça fica no corredor que dá passagem às cabines de imprensa do Castelão. Trata-se de um vidro de larga espessura, fortemente parafusado em quatro pontos e que, portanto, não se soltaria sozinho da estrutura em que ficava preso". Padrão Fifa é isso.
Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em http://svmar.es/tom-barros