Tom Barros

Consolidação da liderança

Fortaleza, em casa, diante do América/RN, é favorito. A volta de Lúcio Maranhão teoricamente amplia as possibilidades de melhor conclusão na frente. Digo teoricamente porque Lúcio tem alternado bons e maus momentos. A advertência sobre o perigo americano partiu de dois jogadores que conhecem bem o time do Rio Grande do Norte: o zagueiro Adalberto e o lateral-esquerdo Radar. A propósito de Radar, ele vinha sendo alvo de comentários desfavoráveis, mas, na minha observação sobre a vitória do Fortaleza em Salgueiro, Radar ali melhorou seu desempenho. Mas na fase final ele sumiu, como aliás também sumiram todos os demais companheiros. O América é o quinto colocado e tem chances de subir para o G-4 nesta rodada.

Recordando

23.07. 2011. Copa América na Argentina. O atacante do Peru, Paolo Guerrero, recebe do presidente da Fifa, Joseph Blatter, a medalha pelo terceiro lugar, após vitória sobre a Venezuela por 4 a 1. Guerrero, que foi o destaque, marcou três gols. O outro gol peruano foi marcado por Chiroque. O gol de honra da Venezuela, que ficou em quarto lugar, foi marcado por Arango. O jogo foi realizado ni Estádio Ciudad de La Plata.

Técnico

O América é dirigido por Roberto Fernandes, bom treinador. Eu o conheci na sua primeira passagem aqui, quando treinou o Ceará em 2005. Em 2010 voltou, mas desta feita para treinar o Fortaleza. Foi campeão potiguar pelo América/RN em 2012 e agora em 2015. Em 2014 foi campeão paraense pelo Remo. Aqui não conquistou títulos.

Alerta

O América, na rodada passada, ganhou do Vila Nova (0 x 1) no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o OBA, em Goiânia. É o modesto estádio do Vila, que tem capacidade para apenas oito mil torcedores. Bem diferente, pois, do gigante Castelão. No América estão Cleber (ex-Ceará), Thiago Potiguar, Adriano Pardal e Max. Cuidado com eles.

Declarações

Em 1993, quando Geninho veio treinar o Fortaleza, disse o seguinte: "Sou chato porque gosto de trabalhar. Entra no meu time quem produzir, independente do nome. Vocês têm uma profissão pública e precisam viver condizentes com ela. Não sou de vigiar ninguém. Sou chato também no cumprimento do horário".

No Diário

O trecho ao lado é de uma entrevista que Geninho deu no dia 3 de setembro de 1993 e está no Diário do Nordeste da época. Estou com uma foto dessa entrevista e a publicarei no Recordando de segunda-feira próxima. Geninho ainda de cabelos pretos. Faz 22 anos. Essas colocações são válidas agora para o grupo do Ceará.

O melhor

Independente do resultado da final da Copa América logo mais, o atacante Lionel Messi, na minha avaliação, já pode ser coroado como o melhor da competição. Não brilhou tanto como no Barcelona, mas bastaram seus lampejos para colocar seu talento bem acima de todos os demais. Diferente da Copa do Mundo 2014, quando, sem merecer, foi eleito o melhor.

Copa América

Hoje no Estádio Nacional de Santiago, final Chile x Argentina, únicos invictos. Chile busca seu primeiro título (foi vice em 1955, 1956, 1979 e 1987). A Argentina tem 14 títulos (o último em 1993 no Equador). Na história da competição, enfrentaram-se 24 vezes, com vantagem ampla da Argentina (19 vitórias e 5 empates). Coincidência: Há 60 anos, em 30 de março de 1955, também numa final no Estádio Nacional em Santiago, a Argentina derrotou o Chile (1 a 0). (Dados de Airton Fontenele).

Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em http://svmar.es/tom-barros