Contar até dez
Manda a sabedoria popular que, nos momentos de ansiedade ou em situações delicadas, uma das técnicas para não perder a calma e manter tudo sob controle é contar até dez. O Ceará chega hoje à décima partida. Contar para frente porque, se olhar para trás, vai contar nove resultados desanimadores pelos placares, produções e resultados. É muito difícil analisar as atuais condições internas e externas do Vozão. A grave crise não permite vislumbrar o que o time pode fazer para ressurgir, recompor a confiança e restaurar os sonhos. Fica tudo muito opaco pela indefinição fora de campo, ausência de liderança em campo e pressão por vitória. Hora, pois, de contar até dez. Até vinte. Até trinta... Bola no chão. Respira fundo. Não adianta se desesperar.
Recordando
09.07.2011. Copa América na Argentina. Na fase de grupos, o Brasil empatou com o Paraguai (2 x 2) em Córdoba. Na foto, Fred (19), ladeado por Daniel Alves e Lucas, comemora o gol que marcou. O outro gol brasileiro foi marcado por Jádson. Os gols do Paraguai foram marcados por Santa Cruz e Valdez. O técnico do Brasil era Mano Menezes. O Brasil voltaria a jogar com o Paraguai nas quartas de final e seria eliminado nos pênaltis.
Adversário
O Luverdense está em apuros, companheiro de infortúnio do Ceará na zona maldita. Vem de três derrotas seguidas: perdeu para o Bahia (1 x 0), para o Criciúma (0 x 1) e para o Paraná (1 x 0). Em casa seus recentes resultados foram ruins: perdeu para o Macaé (1 x 2), empatou com o Santa (2 x 2) e perdeu para o Criciúma. Feia a coisa.
Diferença
Há que se observar também a grande diferença de expectativa: o Ceará ingressou na Série B como favorito para ascender à Série A. O Luverdense, pelo contrário, era visto como um time que apenas lutaria para se manter na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Hoje o Ceará é vice-lanterna. O Luverdense 17º colocado.
Recado
Fortaleza líder, tudo bem. Mas vale um recado ao grupo: o papelão do segundo tempo em Salgueiro remete a preocupações com o mata-mata. Se for assim para a fase eliminatória o Fortaleza correrá o risco de mais uma decepção. Tem de trabalhar o jogo todo, gente. Jogar bem num tempo só não segura ninguém. Aquilo foi uma vergonha.
Queda livre
Da esperança de quase ter chegado à Série A em 2013 ao afundamento na lanterna do Grupo A da Série C 2015, uma trajetória inaceitável para um time que, como o Icasa, cresceu tanto. O Verdão tornou-se o legítimo representante do progresso e da pujança de Juazeiro do Norte e do Cariri. De repente, implodiu. Pior é que não há luz no fim do túnel.
O melhor
No Debate Bola de sábado (TV Diário) foi unânime a opinião dos participantes: o melhor zagueiro do Ceará ainda é Sandro, que já foi titular, mas perdeu a posição quando se contundiu e passou um período sem atuar. Na derrota para Oeste em Osasco ficou patente o momento de insegurança de Charles e Gilvan nos dois gols que o Ceará sofreu. Logo...
Copa América
Hoje, em Concepción, no Chile, Argentina e Paraguai, ambos invictos após quatro jogos, fazem o encerramento das semifinais. Argentina, duas vitórias e dois empates. Paraguai, uma vitória e três empates. Na primeira fase, Argentina 2 x 2 Paraguai. Desde 1921, no certame, enfrentaram-se 23 vezes (18 vitórias da Argentina e cinco empates). Curiosidade: o goleiro Chileno Sérgio Livingstone foi quem mais atuou na Copa América, ou seja, 34 jogos. (Dados de Airton Fontenele).
Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em http://svmar.es/tom-barros