Inovar e reforçar
As críticas aos campeonatos estaduais são ampliadas a cada ano. A maioria dos críticos prega a extinção da mais antiga e tradicional competição brasileira. Na minha avaliação, pôr um fim nos "estaduais" é um absurdo. Ainda bem há os que defendem a continuidade dessa disputa. Em Pernambuco há um movimento, visando a reforçar o certame estadual 2016. Primeira iniciativa: Sport, Náutico, Santa Cruz e Salgueiro, que este ano não participaram da primeira fase, agora estarão presentes desde o início. Com isso, o certame ganhará motivação. Já é tempo de os clubes cearenses também repensarem o "Estadual" 2016. Se deixarem para os últimos meses do ano, certamente incorrerão em precipitações. É hora, pois, de inovar e reforçar.
Recordando
22.06.2007. Copa América na Venezuela. Treino da Seleção Brasileira na cidade de Puerto La Cruz. A partir da esquerda: Elano, Kleber e Josué. Atualmente Elano, com 33 anos de idade, está no Santos. Sua última convocação para a Canarinho foi com Mano Menezes em 2011. Kleber, com 35 anos de idade, aposentou-se em 2014 ao concluir contrato com o Figueirense. Josué, com 35 anos de idade, joga no Atlético/MG.
Patrocínio
As formas de patrocínio do Campeonato Cearense precisam de transparência, quanto aos valores e direitos de transmissão, tanto para a televisão aberta quanto para os canais fechados. Isso evitará conflito de interesses decorrentes de atos unilaterais. No Campeonato Cearense deste ano houve verdadeiro desrespeito a compromissos assumidos.
Dois senhores
É bíblico: ninguém pode servir a dois senhores. A FCF, nestes tempos de assepsia no futebol brasileiro, tem a obrigação moral de evitar os transtornos que provocou, decorrentes da negociação dupla, feita com canais de televisão. Precisa ser clara na proposta, honesta na execução e leal nos procedimentos. Errou ao querer servir a dois senhores.
Manipulação
Se confirmada a manipulação do jogo Corinthians 1 x 1 Boca, que eliminou da Libertadores 2013 o Timão, mais comprometida estará a credibilidade do futebol. Um dos suspeitos da tramoia, ex-presidente da AFA, Júlio Grodona, morreu. Mas vivo está o árbitro suspeito, o paraguaio Carlos Amarilla. Apertem o homem.
Grave
A propósito de tramoia no futebol, suspeições pairam até hoje sobre manipulações nas Copa da Inglaterra (1996), Copa da Argentina (1978) e Copa da França (1996), sempre a favor dos donos da casa. Agora, com o escândalo de corrupção na FIFA, mais se vê o quanto o torcedor, na sua pureza d'alma, é enganado pelos dirigentes desonestos.
Não vem
Magno Alves não vem para o Ceará. Fonte fidedigna me garantiu que ele está satisfeito no Fluminense, onde pretende ficar até o fim de seu contrato. Inclusive Magno já fez no Rio de Janeiro as matrícula dos filhos para o segundo semestre. Natália Varela, esposa dele, virá a Fortaleza apenas para as gravações de seu programa na TV Diário.
Copa América
Hoje, às 20h30, em Temuco, no Chile, o segundo jogo das quartas de final. A Bolívia enfrenta o Peru. Essas seleções foram as segundas colocadas em seus respectivos grupos na fase de classificação. Cada uma registra na campanha uma vitória, um empate e uma derrota. A Bolívia foi campeã da Copa América em 1963, sob o comando técnico do saudoso craque brasileiro Danilo Alvin. O Peru sagrou-se campeão da Copa América duas vezes: em 1939 e em1975. (Dados de Airton Fontenele).
Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em http://svmar.es/tom-barros