Hora de superar o luto
A Seleção Brasileira jogou para o gasto neste domingo, batendo a Venezuela por 2 a 1 e demonstrando sensível melhora em relação à última partida, contra a Colômbia (o que não era muito difícil, diante do péssimo desempenho da última quarta-feira). Ok. Agora é o momento de se pensar apenas para frente, mais precisamente no Paraguai. Só que é necessário que a suspensão de Neymar também fique para trás. Na coletiva de Dunga após a partida, boa parte das perguntas dos jornalistas ainda era sobre a pena recebida pelo atacante. Mesmo que a decisão do tribunal disciplinar seja modificada (o que é muito difícil), o Brasil só o teria em campo, na melhor das hipóteses, na final, para onde a equipe nacional só irá se passar pelo Paraguai e pela fase seguinte.
Experiência
Se ainda tem muitos problemas, o Brasil ao menos mostrou um pouco mais de tranquilidade (às vezes, até excessiva, ao tocar a bola demasiadamente sem ser objetivo). O descontrole emocional mostrado diante dos colombianos, refletido em passes errados, pode ter sido dirimido, quem sabe, pela aposta de Dunga em um time mais experiente.
Mau gosto
Torcedores argentinos fizeram uma nova versão da música "Decime que se siente", que ficou famosa na Copa de 2014, mas com uma letra agressiva, na qual zombam do Chile por ter sofrido com o grave terremoto de 2010, o que gerou indignação nos chilenos. Impressionante como o mau gosto não tem mesmo fronteiras.
Recordando
21 de junho de 2014. Alemanha e Gana fizeram um jogaço na Arena Castelão, em Fortaleza, pela Copa do Mundo de 2014. O empate em 2 a 2 foi construído com direito a virada dos africanos, empate no fim e um segundo tempo eletrizante. Naquele sábado, que completou um ano ontem, o atacante alemão Miroslav Klose igualava o brasileiro Ronaldo em número de gols marcados em Copas do Mundo.
Sem Marinho...
O meia-atacante Marinho, do Ceará, protagonizou cena bizarra ao fim frente o Santa Cruz. O camisa 10 disse não saber que estava pendurado com dois cartões amarelos. Levou o terceiro ao passar da conta na comemoração do gol do empate aos 48 minutos do segundo tempo e desfalca o Vovô no próximo compromisso pela Série B.
...De novo!
Esta não é a primeira vez em 2015 que Marinho deixa o treinador Silas do Ceará com este tipo de dor de cabeça. Na final da Copa do Nordeste, na primeira partida, o camisa 10 também levou o terceiro amarelo e foi ausência na finalíssima, na Arena Castelão. Causa estranheza um atleta profissional desconhecer sua situação disciplinar.
Sócios na espera
O crescimento do número de sócios-torcedores do Fortaleza continua, mesmo nesses 20 dias de paralisação da Série C do Campeonato Brasileiro. O último registro, datado do sábado passado (20), dá conta de que existem 7.289 sócios. O presidente do Leão, Jorge Mota, acredita que é só a competição reiniciar, no dia 28 de junho, para que a campanha decole de vez.
Histórico
Brasil x Paraguai. Desde 1921, foram 72 confrontos entre as duas seleções, com 43 vitórias brasileiras, 11 paraguaias e 18 empates. Por Copa América, foram 29 encontros, sendo 13 vitórias do Brasil, 8 do Paraguai e 8 empates. No último jogo, 0 a 0 no tempo normal e vitória paraguaia por 2 a 0 nos pênaltis, na edição do torneio continental realizada na Argentina, em 2011. Em Copa América, nas últimas quatro partidas, dois empates e uma vitória para cada equipe.
*A coluna foi redigida por Pery Negreiros e Levi de Freitas