Objetivos condicionados
O Ceará iniciou 2015 cheio de projetos. O penta estadual seria um dos objetivos principais. Ganhar a Copa do Nordeste, subir para a Séria A nacional e fazer bonito na Copa do Brasil também estavam nos planos. Portanto, um amplo leque de atividades e sonhos. O sonho do penta ficou no sonho. O sonho da Copa do Brasil está pendurado na esdrúxula decisão da CBF que obriga o Vozão a optar entre a Copa Sul-Americana ou a Copa do Brasil. A ascensão para a Série A ficou muito distante por um iniciar pífio, onde em sete jogos o time conquistou apenas quatro pontos. Mesmo assim, dependendo de uma reação imediata, ganhar vaga na Série A ainda é possível. De concreto mesmo, só o título de campeão do Nordeste, conquistado com muito mérito.
Recordando
Copa América 2007. Dia 3 de julho. Treino da Seleção Brasileira em Puerto la Cruz na Venezuela. O meia Diego chuta na direção do gol, observado por alguns companheiros. Diego Ribas da Cunha (seu nome completo) hoje está atuando no Fenerbahçe, da Turquia. Ele completou 30 anos de idade no dia 28 de fevereiro. Revelado pelo Santos, jogou pelo Porto, Werder Bremen, Juventus, VfL Wolfsburg e Atlético de Madrid.
Ascensão
A despeito da fase delicada, onde o time ainda busca uma identidade, imagino o Ceará em condições de reagir e brigar por uma vaga no G-4. Mas a reação terá de ser urgente, começando logo hoje diante do Santa Cruz/PE. Tirar a diferença para os líderes vai requerer muita aplicação, voluntariedade e confiança da torcida. Complicado.
Infortúnio
Comete grave erro de avaliação quem menospreza o Santa Cruz, já pela péssima campanha que este, tal qual o Ceará, também faz. O rosário de insucessos do Santa diante do Boa Esporte, Luverdense, Paysandu e ABC não significa moleza pela frente. O Santa é parceiro de infortúnio do Ceará e divide com o Vozão as mesmas pretensões de retomada.
"Debate Bola"
Hoje, às 18h40, pela TV Diário, no ar o Debate Bola TV Diário (reprise amanhã, 20h30). Excepcionalmente o programa será comandado por Denise Santiago. Presença de Marcelo Chamusca. Ausento-me da TV por alguns dias, pois, pelas mãos abençoadas do médico Edson Costa, submeti-me a uma cirurgia de catarata. Passei a ver HD.
Admirável mundo
Hoje, às 15 horas, no Teatro Emiliano Queiroz, no Sesc/CE, o lançamento do livro "O Admirável Mundo de Nísia", da autora cearense Aldenísia Santos. A autora, que sofre de uma deficiência fisico-motora, escreveu a obra através de um aplicativo que lhe permitiu comunicar-se muito bem. Emiliano Queiroz estará presente. Imperdível.
Capitão
A crise no futebol brasileiro é tão grande que nem jogador preparado para ser capitão há. Neymar deixou provado que, nos momentos de tensão, ele não tem equilíbrio para manter a serenidade que o posto requer. No ano passado, na Copa do Mundo, Thiago Silva transmitiu insegurança aos companheiros quando "amarelou" na hora de bater um pênalti definidor.
Selecionadas
Amanhã, em Santiago/Chi, encerramento da 1ª fase da Copa América 2015, Brasil x Venezuela. De 1969 a 2011, houve 21 jogos entre seleções principais. São 18 vitórias do Brasil, uma vitória da Venezuela (2 x 0, em 2008, amistoso em Boston, na primeira fase Dunga) e dois empates. Último jogo: 03 de julho de 2011, em La Plata/AR, empate 0 x 0 pela Copa América (Brasil 8º lugar na fase de Mano Menezes, na qual, da atual equipe, atuaram Tiago Silva, Robinho e Neymar. Dados Airton Fontenele.
Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em: