Nova formação
Silas Pereira, sob pressão, teve de mexer no time. Mexida em setores essenciais gera expectativa e cria entre os jogadores satisfações e insatisfações. É um momento delicado para o treinador e, por extensão, para todo o grupo. Não se trata de caça aos culpados. Não é isso. É a busca por melhor produção. Se vai dar certo, impossível dizer. Nem mesmo o treinador, penso eu, tem condições de antever as consequências imediatas de seus atos. Assim, a opção dele por Baraka, Ricardo Conceição e Roger Gaúcho. Agora é aguardar. Montar nova formação em pleno correr do campeonato é um risco necessário. Ficar como estava não poderia. Hora, pois, de ver como o time se comportará sem Uillian Correia que, apesar de alguns erros nas saídas de bola, não comprometia a produção como um todo.
Recordando
Copa América 2007. Brasil campeão. Antes da final, quando o Brasil aplicou 3 a 0 na Argentina, Robinho e Alex Silva divertem-se, puxando samba no Hotel's Pool, em Maracaibo, Venezuela. Hoje, Robinho, novamente chamado pelo técnico Dunga, faz parte do grupo. Alex Silva, com 30 anos de idade, está no Brasiliense. Após a Copa América 2007, Alex jogou no São Paulo, Hamburgo da Alemanha, Flamengo, Cruzeiro, Boa e São Bernardo.
Na Fonte Nova
Os jogadores de Ceará e Bahia se conhecem muito bem porque decidiram em dois jogos a Copa do Nordeste. Mas, de lá para cá, houve mudanças. O Bahia, a despeito também de tropeços e problemas, faz melhor campanha. O Ceará afundou na zona maldita. Pelo novo momento, é imprevisível o que os dois poderão aprontar.
Trabalho
No Bahia, a ausência de Souza na meia-cancha reduz muito o potencial do setor. Guardadas as devidas proporções, seria como se o Ceará não contasse com Ricardinho. O Bahia não contará também com o lateral Patrick, suspenso. Em compensação, o retorno de Kieza garantirá a presença da perigosa dupla com Maxi Biancucchi.
Outra postura
Com responsabilidade e sem precipitações o pleno do TJDF/CE julgou a ação na qual o Fortaleza era acusado de não ter em 2002 esgotado a instância esportiva, antes de ingressar na Justiça Comum no caso David Madrigal. A repercussão da mancada cometida em março pela 1ª Comissão Disciplinar evitou que novo vexame fosse cometido.
Piada
Se o pleno do TJDF/CE tivesse tirado o título 2015 do Fortaleza e rebaixado o Leão para a segundona cearense, ficaria registrado na história da Corte o maior equívoco jurídico de todos os tempos. Seria uma piada se, por um fato acontecido há treze anos, o Fortaleza viesse a perder o título 2015, legitimamente conquistado dentro das normas vigentes.
Alto nível
O narrador e repórter Ricardo Mota, que deu um show de cobertura na Copa do Mundo 2014, está no Chile cobrindo a Copa América para a TV Diário e para a Rádio Verdes Mares. Trabalho de elevado nível que exerce junto aos demais companheiros do Sistema Verdes Mares que lá estão, ou seja, Kaio Cézar, Paulo César Norões, Tiago de Melo e Altenir Mossoró.
Selecionadas
44ª Copa América, Brasil x Peru, amanhã, no Chile. De 1936 a 2009, 39 jogos entre seleções principais (27 vitórias do Brasil, três do Peru e nove empates). Primeiro jogo (27.12.1936), em Buenos Aires, Brasil, 3 x 2. Último confronto (01.04.2009), em Porto Alegre, Brasil 3 x 0, eliminatória da Copa do Mundo 2010, na primeira era Dunga, com presença de Miranda (estreante), Daniel Alves e Robinho, da atual equipe. Brasil campeão oito vezes; Peru campeão duas vezes. Dados de Airton Fontenele
Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em http://svmar.es/tom-barros