Tom Barros

Pressão, pressão, pressão

Protestos, cobranças, insatisfações, exigência de vitórias. Os tempos de euforia do Ceará, campeão da Copa do Nordeste, cederam lugar aos tempos de descontentamento e decepção na Série B nacional. Hoje, no PV, no jogo diante do Sampaio Corrêa, certamente o clima será de grande tensão. A necessidade de vitória e o aperto dado pela torcida poderão conduzir a uma prejudicial situação de estresse extremo. Isso será muito ruim para o alvinegro. Trabalhar sob pressão é também um teste de capacidade. Sair da pressão será prova de maturidade. Afundar com ela será incompetência pura. Eis, pois, o desafio. Silas sabe que as glórias passageiras do título nordestino ficaram para trás. Terá de mostrar serviço agora. E já. O que regula a paciência da torcida é vitória.

Recordando

2005. E assim se passaram dez anos... Lateral-direito do Fortaleza, Chiquinho (Francisco Nogueira de Sousa), dá autógrafos aos fãs. Em 2005 o Fortaleza viveu um ano muito bom. Foi campeão cearense e terminou em 13º lugar a Séria A do Campeonato Brasileiro, na frente de times famosos como Flamengo (15º), Coritiba (19º) e Atlético/MG (20º). Chiquinho teve também boa passagem pelo Vasco da Gama/RJ.

Adversário

O Sampaio Corrêa perdeu para o América/MG em Belo Horizonte (1 x 0). Lá, o técnico do Sampaio, Léo Condé, usou modelo fechado. Tentou contra-ataques com Válber ou Edgar e subidas do ala William Simões. Não deu certo. Mas essa retranca deu trabalho aos mineiros que só furaram o bloqueio aos 32' do segundo tempo.

Modelo

Creio que o Sampaio repetirá hoje aqui o mesmo modelo fechado usado em Minas. Portanto, o Ceará certamente terá as mesmas dificuldades que enfrentou no modelo de marcação forte do Náutico. Entrar logo com Rodrigo Silva, que mostrou boa presença de área em Recife, seria uma opção, pelos menos inicialmente.

Notas & notas

Silas há que preservar o jovem Robinho. A torcida vem pegando no pé do atleta. Isso pode queimar a carreira do rapaz. // Eloir e William na berlinda. Pressão forte em cima deles. Uma compreensão sobre os dois pegaria bem. /// Icasa em Goiás para enfrentar o Vila Nova, amanhã, 11 hs da manhã. Isso é horário de jogo ou um castigo?

Asas para voar

Fortaleza pronto para pegar o Asa/AL amanhã no Castelão. Todas as condições o favorecem, máxime o local do jogo. Mas vale a advertência do ala Tinga sobre as complicações que o Asa pode trazer. Pela Copa do Brasil o Asa eliminou o Vitória em Salvador e empatou (0 x 0) com o Palmeiras em São Paulo no jogo de ida. Tinga tem razão.

Especial

Marcelo Chamusca tem alcançado resultados significativos no Fortaleza. O título de campeão estadual 2015 encheu de moral o treinador. A marca de 70 partidas no comando tricolor, que será completada amanhã, ficará como data especial. Mas o maior desafio de Chamusca continuará sendo subir o Leão para a Série B. Aí fechará um ano glorioso.

Selecionadas

Amanhã, em São Paulo, jogo amistoso Brasil x México. De 1950 (Brasil, 4 x 0, no Maracanã, Rio de Janeiro, Copa do Mundo) a 2014 (Brasil 0 x 0 México, no Castelão, Fortaleza, Copa do Mundo), foram 38 jogos entre seleções principais. Houve 21 vitórias dos brasileiros, 10 vitórias dos mexicanos e sete empates. Dunga, desde o ano passado, nesta sua segunda fase como técnico da Canarinho, conquistou oito vitórias. (Dados de Airton Fontenele).

Acompanhe os comentários de Tom Barros na TVDN em http://svmar.es/tom-barros