Possibilidade jurídica
Incoerências do futebol brasileiro: o Ceará, embora com direito adquirido de disputar a Copa Sul-Americana, terá de buscar na justiça a manutenção desse direito, caso hoje passe pelo América/MG e depois pelo Tupi/MG na Copa do Brasil. Assim, tempo ao tempo, para definir a situação. Dá para entender? A CBF veda um caminho na medida em que obriga o time a optar por uma ou outra Copa. Coisa esdrúxula que leva o clube a deixar de lado um direito que com decência, competência técnica e zelo profissional conquistou em campo. Aí o Ceará terá de optar pela Copa mais rentável. Mas o clube fará consulta à CBF, visto que advogados já detectaram a possibilidade jurídica de o time disputar as duas competições, exercitando na sua plenitude os direitos que ora detém.
Recordando
7 de abril de 2006. Faz nove anos. Tempo em que o Fortaleza não tinha problema de goleiro. O titular da época, Geraldo Carlos Burile, o Maizena, estava em grande fase e fechava o gol. Ele atuou pelo Fortaleza, sendo bicampeão cearense (2000/2001). Ainda Em 2001 esteve no Cruzeiro/MG, mas voltou ao Fortaleza. Daí foi para Sport/PE onde ficou até 2005. Retornou ao Leão em 2006. Maizena mora em Fortaleza.
O América/MG
No jogo de ida, vi limitações no time de Givanildo Oliveira. Mancini ainda produz bem, mas nem de longe o Mancini dos melhores tempos. Felipe Amorim nada mudou desde que passou pelo Ceará. E observem que lá o Ceará atuou sem Ricardinho, o cérebro alvinegro que agora, de contrato novo, está mais motivado do que nunca.
Condições
O Ceará tem a vantagem do empate sem gols. Mas não creio deva limiar-se a margem tão ínfima, se tem condições de buscar resultado confortável. O técnico Silas pede paciência e compreensão da torcida para com William. Tudo bem. Concordo. Mas William terá também de buscar algo mais, revelando-se mais voluntarioso.
Notas & notas
PC Norões, com extrema perspicácia, cobriu esse espaço quando de minha ausência para submeter-me a cirurgia de catarata pelas mãos do competentíssimo médico Edson Costa. A ambos, de coração, meus sinceros agradecimentos. // O PV, o mais querido e simpático estádio cearense, volta a ser palco dos jogos do Ceará. O PV é aconchego.
Punição
Concordo que jogador indisciplinado deva mesmo pegar pena exemplar. Caso de Dudu, do Palmeiras, que pegou suspensão de 180 dias. Mas a punição aos árbitros e auxiliares, que com suas incompetências e erros graves também irritam os atletas, deveria igualmente ser exemplar, na faixa de 180 dias ou mais. Mas não é. Dois pesos...
Elogio
Massageia o ego de qualquer jogador ouvir elogios ao seu trabalho. E quando o elogio parte do próprio treinador, aí, amigo, massageia o ego, o coração, a alma, a consciência, tudo. Assim Adalberto no reconhecimento da torcida e do técnico Marcelo Chamusca, que o apontou como identificado com o clube e pleno de dedicação e compromisso. Valeu.
Goleiro tricolor
De certa época para cá, o Fortaleza não tem levado sorte na contratação de goleiros. Qual o último goleiro que foi ídolo tricolor? O mais recente, Fabiano porque defendeu o pênalti que garantiu o tetra estadual ao Leão. Tempos depois, Fabiano foi injustamente dispensado pelo Fortaleza. Antes de Fabiano, Maizena, o grande Maizena foi ídolo. Depois Bosco vinha em ascensão, mas o São Paulo o levou para a reserva de Ceni. Tiago Cardoso, Getúlio Vargas e Ricardo passaram...
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros