Tom Barros

Em cima dos trilhos

Em vários países houve a ligação das empresas ferroviárias com o futebol. Na Argentina o Club Ferro Carril Oeste foi fundado em 28 de julho de 1904. Ganhou dois títulos de campeão nacional de futebol argentino (1982 e 1984). Na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, foi fundada no dia 12 de abril de 1950 a Associação Ferroviária de Esportes. Fez parte da elite do futebol paulista até 1995. Hoje a Ferroviária está na Série A-2 do Campeonato Paulista. Segundo o pesquisador Eugênio Fonseca, houve o Ferroviário/PE, o Ferroviário/MA e possivelmente em outros estados. Na Rússia, no dia 12 de agosto de 1923,os ferroviários soviéticos fundaram o Lokomotiv Moscou, campeão russo em 2002 e 2004 e campeão da Copa Russa (1996, 1997, 2000, 2001 e 2007).

Recordando

E assim se passaram dez anos... A torcida do Ceará lembra desse atleta? É o volante Germano. Seu nome completo: Germano Borovicz Cardoso Schweger. Ele foi revelado pelo Grêmio Maringá. Jogou no Toledo, Cascavel, Londrina, Gama, Ceará (2005), São Caetano, Vila Nova, Atlético Mineiro, Cerezo Asaka, Santos, Sport/PE, Londrina, Coritiba (emprestado) e Londrina, onde joga atualmente.
 

Ferrão

O Ferroviário daqui foi fundado no dia 9 de maio de 1933 pelo saudoso Valdemar Caracas. O jogos de futebol entre operários da então Rede de Viação Cearense inspiraram Valdemar a fundar o clube, que se tornou a terceira força do nosso futebol, com nove títulos de campeão cearense e 19 títulos de vice-campeão.

Decadência

Hoje com profunda tristeza vejo a decadência do Ferroviário/CE. O quadro político interno no Ferrão ainda é muito confuso, hermético e de difícil compreensão. O clube coral cearense tem uma marca, uma história. Mas as inconcebíveis divergências internas dos dirigentes estão o levando à extinção. Que absurdo! Juízo, gente.

2005. E assim se passaram dez anos... A torcida do Ceará lembra desse atleta? É o volante Germano. Seu nome completo: Germano Borovicz Cardoso Schweger. Ele foi revelado pelo Grêmio Maringá. Jogou no Toledo, Cascavel, Londrina, Gama, Ceará (2005), São Caetano, Vila Nova, Atlético Mineiro, Cerezo Asaka, Santos, Sport/PE, Londrina, Coritiba (emprestado) e Londrina, onde joga atualmente.

O empate

O Fortaleza poderia ter definido placar mais vantajoso para o jogo de volta hoje em Curitiba. Ficou no 2 x 1 aqui. O gol tomado em casa é complicador. A vantagem do empate é importante, mas às vezes enganosa. Para evitar surpresas, melhor será o Leão tentar assinalar gol primeiro. Isso atormentaria de vez o Coxa.

Condições

O destino de um atleta varia muito de acordo com as circunstâncias. Auremir teve momentos inseguros, com produção nada convincente. Mas, quando escalado na meia-cancha, ganhou consistência, mostrou movimentação eficiente e recebeu do técnico e da torcida a confiança que lhe faltava. Agora experimenta ótima fase.

Comenda

Hoje, no Maranguape Clube, às 19h, o médico Cláudio Rocha receberá o título de Cidadão Maranguapense. A sessão será presidida pelo vereador Martos Araújo. O Dr. Cláudio Rocha é proprietário da Fazenda Haras Claro, destaque na criação de cavalos Quarto de Milha de alta linhagem, plantel com significativas vitórias em GPs nacionais. Parabéns.

Diferenças

O Fortaleza ganhou o título de campeão cearense com duas vitórias sobre o Ceará. O Coritiba perdeu o título de campeão paranaense com duas derrotas para o Operário (2 x 0 e 3 x 0). O Fortaleza ganhou do Coritiba (2 x 1) no jogo de ida no Castelão. O Coritiba estreou na Série A nacional, perdendo do Chapecoense por 2 x 1. Síntese: o Fortaleza em alta. O Coritiba em queda livre com quatro derrotas consecutivas. Mas é bom não esquecer: cada jogo tem sua própria história.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros