Repercussão da conquista
O significado do título cearense 2015 tem para o Fortaleza um sentido bem mais amplo do que se imagina. Não se restringe às quatro linhas do Castelão. Lá foi apenas o acendimento da nova chama que devolveu ao clube e à torcida a autoestima. O Fortaleza vinha de quatro anos sem êxito. Nem no Campeonato Cearense nem na Série B nacional o Leão conseguia seus objetivos. Agora, conquistando o título, principalmente como aconteceu, os tricolores voltaram a crer nas suas forças, no seu potencial, na sua capacidade de luta, no seu poder de reação. A energia desse triunfo não pode esgotar-se em si mesma. Tem de ser canalizada agora para os outros desafios. O maior deles, na minha opinião, a subida para a Série B, gargalo que vem travando o Fortaleza há cinco anos.
Recordando
2005. E assim se passaram dez anos... No lance, o goleiro Adilson e o atacante Camanducaia, quando de um treino do Ceará em Porangabuçu. Adilson foi um dos mais queridos goleiros do Ceará. Ídolo mesmo. No ano passado ele estava no Santo André/SP. No Ceará ele jogou 222 partidas. Sofreu 291 gols. Camanducaia encerrou a carreira no Santo André em 2012, aos 36 anos de ida. Hoje mora em Camanducaia/São Paulo.
Agonia
O Fortaleza quebrou o jejum de quatro anos sem título estadual. Agora tentará quebrar a agonia de cinco anos de Série C. O Leão caiu para a Série C em 2009. Entra no sexto ano de disputa desta série que não condiz com seu status. Como Jorge Mota é pé-quente, saberá criar as condições necessárias para também dar um basta neste sofrimento.
Azarado
Na batalha campal, generalizada, no Castelão, só um preso. Na guerra entre torcidas, ele continuou preso. Nas depredações que resultaram em cadeiras arrancadas e câmeras de televisão danificadas, só ele permaneceu preso. Quando a situação voltou ao controle da polícia e houve rigorosíssima contagem, só ele preso. O nome dele: azarado.
Vida que segue
Para o Ceará, campeão do Nordeste, o certame estadual é página virada. E tem de ser assim mesmo. Agora é pensar é na Série B nacional. A pretensão alvinegra é fechar 2015 de volta à elite do futebol brasileiro. Precisará de alguns reforços, claro. Mas o elenco que aí está tem qualidade para alcançar seu objetivo.
Nomes
Há no Ceará jogadores que se destacaram nas duas recentes competições. E estão prontos para o desafio da Série B: goleiro Luís Carlos, zagueiros Charles e Gilvan, meia Ricardinho, volante Uillian Correia e o atacante Magno Alves. Quem cresceu de produção nos jogos mais recentes foi Marinho. Assisinho pode render muito mais.
Futebol
Marcelo Paz deixou de lado a carreira de comentarista esportivo, onde ia muito bem, para cuidar do futebol do Leão. E há cuidado de uma forma tão positiva que já colheu o fruto maduro, adocicado, gostoso, de um título estadual. Estudioso do futebol poderá orientar bem as contratações de reforços para encarar a Série C. Aí começará uma outra história. Parabéns.
Visível diferença
Quando parte da torcida do Fortaleza invadiu o gramado do Castelão, logo se percebeu a diferença entre os que ali ingressaram com o intuito único de comemorar com os atletas e os que entraram em campo para brigar. A rigor, não era para ninguém ter entrado em campo. Todos erraram. Se tivessem ficado nos seus lugares, nada teria acontecido. Admira-me o setor de segurança não ter previsto a invasão. A Europa fica muito distante daqui, gente...