Não sofrer gol
Argumento interessante: pelo regulamento da Copa do Nordeste, empate sem gols em casa é considerado bom. Sim porque basta fazer um gol na casa do adversário e já obrigará o anfitrião a ter que assinalar dois gols. Até aí, tudo bem, procede. Mas eu não gostei do empate do Ceará com o Vitória porque entendo que o alvinegro tem mais qualidade e poderia ter aberto melhor vantagem para o jogo de volta. A melhor qualidade a que me refiro ficou provada no segundo tempo do jogo, quando o alvinegro assumiu o controle e criou três claras oportunidades de gol. Não transformar essas chances em mudança do placar foi o ponto negativo. Mas é bom não esquecer também o mérito do goleiro do Vitória, Fernando Miguel. Agora é cuidar do melhor modelo tático a se adequar à nova situação.
Recordando
Foto batida no dia 6 de janeiro de 2006 no Junco em Sobral. O então técnico do Guarany, Paulo Zagallo, filho do famoso técnico Zagallo campeão mundial como jogador e como técnico pela Seleção Brasileira. Depois de curto período no Guarany/CE Paulo Zagallo treinou o Aquidauanense/MS, o Brusque/SC, o Madureira/RJ e o Duque de Caxias/RJ. Na época, tive bons contatos com ele. É uma pessoa muito agradável.
Fazer gol
O outro lado da moeda do regulamento da Copa do Nordeste é obrigar quem empata em casa sem gols (0 x 0) a fazer gol na casa do adversário, se quiser evitar decisão nos pênaltis. É o caso do Ceará para o jogo de volta, amanhã, em Salvador. Pelo menos aí evita que o Ceará vá ao Barradão com retranca sem opção de contra-ataque. Fazer gol será uma necessidade.
Ausências
O Ceará perdeu a zaga titular, Charles e Gilvan, para o jogo de volta no Barradão, mas o Vitória também não poderá contar com Mansur e Rhayner, igualmente punidos pelo recebimento de cartão. Quem perde mais? Há equivalência, mas o Vitória ficará sem um atacante perigoso e veloz, justo num jogo em que de um gol ou gols precisará.
Esperança
No jogo com o Fortaleza, domingo próximo, o Icasa terá de abrir diferença de dois gols, visando a ganhar a vaga na final. Esperança de gol do Verdão está em Núbio Flávio, habilidoso atacante. Mas para isso a meia-cancha terá de melhorar muito o municiamento. No jogo passado, Núbio teve apenas uma única clara chance de gol. Pouco mesmo.
O penta
STJD confirma os títulos do Ceará de 1915 a 1919. Na instância esportiva transitou em julgado. Não cabe mais recurso. Agora só na Justiça Comum algum interessado poderá modificar o que está posto. Mas, quando se trata de Justiça Comum, todo o cuidado é pouco, haja vista série as implicações decorrentes das restrições impostas pela Fifa.
Opções
Cássio definiu o jogo em Teresina, assinalando o gol da vitória (1 x 0) sobre o River pela Copa do Brasil. Cássio marcou o primeiro gol da vitória (2 x 1) do Fortaleza sobre o Icasa no primeiro jogo da semifinal cearense. Sim, e agora: Cássio ou Lúcio Maranhão no ataque? Ora, opção para Marcelo Chamusca. Na minha avaliação, melhor começar com Cássio.
Exclusividade
A Rádio Verdes Mares é a única emissora cearense detentora dos direitos de transmissão da Copa América 2015 que será disputada em junho no Chile. O Brasil está no Grupo C com a Venezuela, Colômbia e Peru. Hoje, às 8hs, no Sistema Verdes Mares, haverá o lançamento do projeto, que será mostrado às empresas, entidades e segmentos ligados ao esporte. A exemplo do que fez na Copa do Mundo, a Verdinha 810 permanece na vanguarda desse tipo de cobertura internacional.