Tom Barros

Definidores momentos

Deixemos de lado por enquanto todas as Copas, a do Nordeste, a do Brasil... Fixemos atenções no Campeonato Cearense, que vai caminhando para o fim. Os sonhos começaram no dia 14 de janeiro deste ano, uma quarta-feira. Dez clubes. Restam na disputa apenas Ceará (29 pontos), Fortaleza (28), Icasa (26) e Guarani (14). Incrível foi o Quixadá com 24 pontos, 10 pontos a mais que o Guarani/J, ter ficado fora das semifinais em razão do regulamento. Seria interessante, quando a legislação permitir, uma revisão nos critérios para os próximos anos. O Ceará, pela campanha, estrutura e elenco, segue apontado como o mais credenciado a ganhar o título deste ano. Mas, na prática, nem sempre há a confirmação do que teoricamente se avaliou. Muita emoção reservada, pois, para a reta final.

Contraste

A campanha do Ceará é muito superior à do Guarani. Tem 15 pontos a mais que o Guarani e um elenco com maiores opções. O Ceará deu-se ao luxo de poupar os ídolos Ricardinho e Magno Alves na Copa do Brasil. Mas, nos dois jogos com o Guarani pelo atual certame, em nenhum o Ceará teve facilidade: ganhou (1 a 0) no PV e empatou (2 x 2) no Domingão. Confira ao lado.

Jogos

No dia 22 de janeiro, no PV, jogo difícil. Magno Alves salvou, marcando 1 a 0. Já No dia 8 de fevereiro, no Domingão, em Horizonte, empate (2 x 2), num jogo em que o Guarani sempre esteve à frente do placar. Fez 1 a 0 com Roberto Jacaré. O Ceará empatou com gol contra de Roberto Baiano. O Guarani fez 2 a 1 com Valclício. O Ceará empatou com Ricardinho. Tudo difícil.

Recordando

21 de março de 2006. Estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu, sede do Ceará Sporting Club. Encontro de dois talentos. Um do futebol; outro da música, do repente. A partir da esquerda: Clodoaldo e Luizinho de Irauçuba. Clodoaldo foi um dos mais talentosos jogadores que conheci. Muitas vezes de geniais conclusões. Luizinho de Irauçuba é um mestre na arte de improvisar, independente do mote proposto.

Equilíbrio

Fortaleza e Icasa, que começam amanha a disputa por vaga na fase final cearense, fizeram dois jogos muito equilibrados nas fases anteriores. E as formações eram quase as mesmas que estão sendo utilizadas agora nos recentes jogos. O Icasa ganhou o primeiro por 2 a 0 e o Fortaleza deu o troco no segundo jogo: Leão ganhou por 1 a 0.

Confrontos

No dia 21 de janeiro, no Romeirão, Icasa 2 x 0 Leão, gols de Núbio Flávio e Robert. O técnico tricolor era Nedo Xavier. O técnico do Icasa já era Vladimir de Jesus. No dia 7 de fevereiro, no PV, o Fortaleza ganhou por 1 a 0, gol de Lúcio Maranhão. O técnico tricolor ainda era Nedo Xavier. Hoje é Marcelo. Vladimir continua técnico do Verdão.

Mata-mata

Só porque Marcelo Chamusca perdeu duas decisões mata-mata (uma para o Macaé e outra para o Sport), querem criar a ideia de que ele não leva sorte nesse tipo de decisão. Ora, em 2014, num mata-mata, Marcelo classificou o Fortaleza, eliminando o Icasa. Perdeu (3 x 1) no Romeirão e ganhou (3 x 1) no PV. O Leão jogava por dois resultados iguais.

Nota oficial. Repercute a nota oficial assinada por Dimas Filgueiras a respeito de sua saída do Ceará, nota na íntegra publicada no blog do Victor Hannover. Dimas afirma: "Escrevo essas linhas com os olhos marejados". E mais: "Fui demitido no momento em que me vejo mais fragilizado, no crepúsculo da minha existência, respirando a última terça parte de minha vida, já com mais de setenta anos de idade, tendo dedicado mais da metade dos mesmos ao clube. De lá fui retirado quando mais precisava de seu apoio".