Tom Barros

Nada de soberba

Hoje, em Salgueiro, o Ceará entrará com jeito de favorito, campanha superior, elenco mais qualificado. Esse é apenas um aspecto da semifinal da Copa do Nordeste. Mas cuidado com a soberba. Nada de o alvinegro já se considerar vencedor. É bom não esquecer o estrago que o Salgueiro fez na vida do Náutico: ganhou por 3 a 1 e, como o Campinense empatou com o Bahia, o Náutico foi eliminado. Chamo a atenção para o jogo aéreo do Salgueiro, principalmente com Anderson Lessa, bom cabeceador. Esse atacante, cria do Náutico, foi quem complicou seu ex-clube.

Diferença. Ricardinho é o segundo melhor jogador de referência do Ceará. Ele vem logo após o ídolo Magno Alves. De sua criatividade muito dependerá a produção alvinegra esta noite no Estádio Cornélio de Barros. 

Semelhança

Enfrentar o Salgueiro na casa dele é, guardadas as devidas proporções, como enfrentar o Icasa no Romeirão em Juazeiro do Norte ou encarar o Guarany de Sobral no Estádio do Junco, ou seja, pedreira pura. É o que o Ceará deve esperar logo mais.

Lotação

A propósito de Estádio Cornélio de Barros, a torcida do Salgueiro marcou boa presença na vitória sobre o Náutico, jogo que decidiu sua classificação: 8.950 pagantes. A capacidade do estádio é de 10.030 torcedores. Deve lotar hoje.

"Espero que hoje a torcida faça a sua parte, indo em massa ao Castelão. O Sport é favorito, mas o Fortaleza tem condições de superá-lo”.

Jorge Mota
Presidente do Fortaleza

Padrão

Na opinião de Jorge Mota, o Fortaleza não mais vem oscilando na produção. Ele tomou por base os jogos mais recentes, inclusive os clássicos com o Ceará. O Leão ganhou o penúltimo, de virada, e, embora tenha perdido o último, mostrou elevado padrão produtivo. Para ele, o time pecou nas finalizações, mas manteve a boa produção. 

Derrota

Lembrete: o Sport, apesar da pose de ser da Série A nacional, perdeu para o Coruripe, em Alagoas, no Estádio Gerson Amaral, por 1 a 0, dia 11 passado. E jogou com o time titular: Magrão; Vítor, Durval, Ewerton Páscoa e Renê; Rithely, Rodrigo Mancha (Wendel), Mike (Régis), Diego Souza, Élber (Joelinton) e Felipe Azevedo. Logo...

Resultado

Referência no Fortaleza é o volante Corrêa. Quando joga bem, o time todo o acompanha. O exercício de sua liderança será fundamental para que Tinga, Wanderson, Pio, Maranhão, Lúcio Maranhão, Everton e os demais do grupo estejam ligados no compromisso de fazer um bom resultado no placar, visando ao jogo de volta. É uma pena Hess fora do jogo. 

Recordando. Minha homenagem a um companheiro de batente que conheci na Rádio Uirapuru na década de 1960: Vilar Marques, a Voz de Veludo. Depois da “Emissora do Pássaro”, seguimos caminhos diferentes. Anos depois, já em meados da década de 1970, fui contratado por ele para integrar o Timão de Vilar Marques e Chico Rocha, então na Ceará Rádio Clube, emissora dos Diários Associados (Rede Tupi). Ótimo período, onde houve consolidação da amizade, além do recíproco respeito profissional. Depois que Vilar e Chico saíram da Ceará Rádio Clube, não mais trabalhamos juntos. Recentemente, ouvi o Vilar narrando futebol. Está bem. Fiquei feliz. Ele continua com sua bela voz de veludo, mais aveludado do que nunca, e muito preciso nos lances. Aí lembrei da época da Rádio Uirapuru na década de 1960. O tempo passa ligeiro, caro amigo.