Obstáculos do Leão
A posição do Fortaleza no Grupo B1 do certame estadual há sofrido pressão pela ascensão do surpreendente Quixadá, hoje vice-líder. Mas o Leão tem a seu favor um jogo a menos. Isso dá ao Fortaleza a possibilidade de retomada do segundo lugar. O obstáculo primeiro e teoricamente mais difícil do Fortaleza será o Ceará, amanhã, no Castelão. Depois, o Maranguape no PV e o Guarani/J também no PV. O Quixadá, concorrente direto a uma das vagas, só tem dois jogos a cumprir: enfrenta o Guarani/J no Inaldão em Barbalha e fecha a participação diante do Ceará no Abilhão. Portanto, ainda que venha a ganhar os dois jogos, o Quixinha ainda poderá ficar fora, tudo em razão do jogo a mais que tem. De qualquer forma, um elemento complicador para o Leão.
Recordando
1970. Comissão técnica da Seleção Brasileira que ganharia o tricampeonato na Copa do Mundo do México. A partir da esquerda: Carlos Alberto Parreira, Zagallo e Cláudio Coutinho. Observem como era diferente o uniforme da comissão, ou seja, com listas verticais, sem o escudo da CBF. Cláudio Coutinho morreu aos 42 anos de idade no dia 27 de novembro de 1981 quando praticava a pesca submarina. (Foto enviada por Elcias Ferreira).
Contraste
O Fortaleza, após a derrota no clássico local, recuperou-se com a mudança de treinador e a vitória sobre o River/PI. A imagem do time amarrado, dominado pelo Ceará, cedeu lugar a uma equipe solta, jogando para frente, sempre buscando a vitória. Assim o contraste entre o Fortaleza derrotado no clássico e o Fortaleza vencedor na Copa do Nordeste.
Mudança
O Ceará brilhante do clássico cedeu lugar a um time apenas regular no empate com o Botafogo/PB. Terá a ausência de Marco Aurélio e Assisinho produzido tamanha retração? Ontem afirmei que o Ceará tinha opções para garantir a manutenção do padrão, independente de quem entrasse. Hoje, reconheço, tenho que rever essa colocação.
Desonerou
Tento descobrir o que houve com o bom time do Maranguape, sensação da fase classificatória, mas já agora em queda livre. Quando conversei com o técnico Mastrillo Veiga na TV, ele estava empolgado. E falou maravilhas de Felipe, Mateus, Ronaldinho, França, Gugu, Cleiton. Nem de longe imaginava que cedo iria sofrer tamanha desilusão.
Pedra no caminho
Neste certame o Quixadá tem sido uma pedra no caminho do Fortaleza. Os dois empates pelo placar de 0 x 0 na fase classificatória já demonstram o equilíbrio. Agora Quixadá tomou do Fortaleza a vice-liderança do grupo. No Quixinha estão Dim, Bruno Ocara, Gladstone, Lequinha, Edson Cariús, Netinho, jogadores eficientes. Logo...
Titularidade
João Marcos durante um lustro foi absoluto como volante titular do Ceará. Unanimidade na avaliação da torcida e dos treinadores que passaram por Porangabuçu. Agora, com Sandro Manuel em boa fase e tendo jogado muito bem no clássico passado, há quem veja a possibilidade de João perder a titularidade. Mote para reflexão. Ótimo para Silas que tem opções.
A lista
O compositor e cantor Oswaldo Montenegro escreveu uma belíssima música cujo título é "A Lista". Diz um trecho: "Faça uma lista de grandes amigos / Quem você mais via há dez anos atrás / Quantos você ainda vê todo dia/ Quantos você já não encontra mais". Dunga divulgou ontem a lista dos convocados para a Seleção Brasileira que fará amistosos com a França e o Chile. De volta Robinho que há dez anos atuou pela primeira vez na Seleção Brasileira. A Lista de Oswaldo. A lista de Dunga.