Na medida certa
Há quem diga ser grande a diferença de qualidade entre a Copa do Nordeste e o Campeonato Cearense. Sim, sei que há uma diferença e sei os motivos que a justificam. Mas como foi que a Copa do Nordeste voltou com todo o charme, se há alguns anos foi extinta por inanição? Resposta simples: ressuscitou porque contou com a chancela da CBF, marketing pesado, apoio de redes de televisão, espaços generosos na mídia e visibilidade ostensiva. Já o campeonato estadual, sem a mesma articulação, ficou em desvantagem. Por isso a Copa do Nordeste também se sobrepõe no nível técnico. Mas, neste mister, a diferença não é tão abismal como alguns insinuam. Reconheço o nível mais apurado da Copa, mas não no patamar exagerado sugerido pelos deslumbrados.
Recordando
1962. Ceará Sporting Club. A partir da esquerda (em pé): famoso torcedor Pedão da Bananada, William Pontes, George, Alexandre, Luciano, Benício e Carneiro. Na mesma ordem (agachados): Carlito, Ivan Carioca, Gildo, Charuto e Expedito. Detalhe: Pedão da Bananada foi uma figura muito popular, máxime pelo bar que tinha no Abrigo Central, na Praça do Ferreira. Abrigo extinto anos depois. (Acervo Elcias Ferreira).
Juízo
Como diria Lupicinho Rodrigues, "esses moços, pobres moços, ah se soubessem o que eu sei". Alô, Romarinho e Max Oliveira! Expulsões injustificáveis diante do Botafogo/PB. Prejuízo para Nedo Xavier que perde opções para o próximo jogo. É hora de dar um pito nesses atletas. São moços, muito moços, mas uma dose de juízo não faz mal a ninguém.
Oportunidade
Sobre Romarinho, jovem talentoso, promissor, uma advertência: não pode deixar passar chances como a oferecida por Nedo Xavier. Romário precisa firmar-se no time tricolor, onde almeja uma vaga de titular. Coisa recente, perdeu algumas oportunidades devido a contusões sofridas. Assim o tempo passa sem que ele ponha em prática o que realmente sabe.
Importantes
Já disse que o volante Corrêa, do Fortaleza, é no momento o melhor jogador do futebol cearense. Mas devo dizer que o improvisado lateral-direito Pio tem o seguido bem de perto. Contra o Botafogo, Pio trabalhou na marcação, apoio o ataque, fez gol e mandou bola na trave. Se o jogo demora mais um pouco, faria até chover.
Visita
Jurandir Júnior, que deixou a marca de seu eficiente trabalho como supervisor do Fortaleza e do Ceará, hoje cuida desse setor no Botafogo (estrela vermelha) da Paraíba. E faz dupla com o técnico cearense Marcelo Vilar. Ele entende que o Bota crescerá na Copa mesmo ainda experimentando difícil fase de transição.
Ninho antigo
Daniel Sobralense, cearense, sueco de coração, meia por vocação, gente boa, bom caráter, estreou pelo Fortaleza. Substituiu Samuel. Fez o que lhe cabia. Mas a avaliação de seu atual momento só será possível quando atuar um jogo inteiro. Como é profissional sério, que sempre se cuidou, certamente logo estará no ponto para cumprir a nova missão no antigo ninho.
Jogos em pleno domingo de Carnaval: 12.03.1961, Usina Ceará 5 x 0 América, amistoso (PV); 12.03.1961 - Fortaleza 0 x 2 Treze/PB, amistoso (Campina Grande); 12.03.1961, Ceará 2 x 0 CSA amistoso (Maceió); 24.02.1963, Seleção de Sobral 1 x 6 River, amistoso (Teresina); 09.02.1975 - Guarani 1 x 0 Icasa, Campeonato Cearense (Romeirão); 26.02.1995 - Ceará 1 x 0 Seleção de Ocara, amistoso (Ocara). 03.04.2014 - Ceará 1 x 2 Horizonte, Campeonato Cearense (Horizonte). Dados de Eugênio Fonseca.