Charme nordestino
Gostei do trabalho de promoção e divulgação da Copa do Nordeste nesta sua nova versão. Exposição da taça, festa de lançamento e sorteio dos grupos, enfim, tudo no estilo aplicado pelos marqueteiros que divulgam os grandes eventos mundiais. Apenas questiono começar a competição com o clássico maior, Fortaleza x Ceará. Há os que são contra e os que são a favor. Fortes argumentos alicerçam as duas correntes. Os contra alegam que mínima é a motivação quando o clássico abre o certame; os a favor entendem que deixar o clássico para uma data intermediária poderia pegar um dos times (ou os dois) já sem chances de classificação, fato que esvaziaria a disputa. Seja como for, aí está o charme nordestino em campo. Um Ceará x Fortaleza como nos velhos tempos.
Melhor
O Ceará vive momento mais favorável que o Fortaleza. O elenco alvinegro (boa parte veio do ano passado) há mostrado mais harmonia e com opções mais variadas. O Fortaleza ainda busca a sua melhor formação. Além disso, saiu de crise recente onde instável ficou a própria situação do técnico Nedo Xavier. Mas isso é apenas um aspecto da questão.
Tradição
É comum se dizer que as camisas equilibram. Certamente daí o ânimo tricolor. Notei significativa evolução do time do Nedo. Adalberto, Pio, Corrêa e Everton cresceram muito de produção. Everton não joga. Mas há Samuel, bom jogador, que pode compor com eficiência o time titular. É ainda tem Dudu Cearense, embora numa processo de adaptação. É por aí.
Rodada
Embora de folga nesta sétima rodada, o Fortaleza tem muito interesse no jogo Horizonte x Quixadá. É que os dois estão numa disputa direta com o Leão por uma das vagas na etapa seguinte do Campeonato Cearense. Além disso, o Horizonte será adversário tricolor na última rodada. Entrelaçamento de resultados e de interesses a definir.
Livro
Quem não compareceu ao lançamento do livro "Sílvio Carlos - histórias do papa" tem agora a oportunidade de receber em casa o exemplar. Basta entrar em contato com a Federação Cearense de Futebol de Salão pelo telefone 3251.1292. Preço: R$ 70,00. Outra opção é comprar o livro no Sirigaddo do Ceará Country Clube na Av. Barão de Studart.
Chances
Para continuar sonhando com vaga na próxima etapa, o Quixadá precisa ganhar hoje do Horizonte. O técnico Raimundinho, mesmo com time modesto, sem estádio para treinar e jogar no próprio município, conseguiu a incrível façanha de dois empates com o Fortaleza: 0 x 0 no Agenorzão e 0 x 0 no PV. Ganhou confiança. Sua meta é mais ousada ainda.
Observação
Recebi e-mail do professor da UECE, Valdísio Viana, sobre comentário que fiz. Diz ele: "Você esquece que, no A1, se o Quixadá vencer seus jogos ( duas vezes com Horizonte), quem primeiro ficará a perigo de não se classificar é o Horizonte, que, no caso, só chegaria aos 11 pontos, pois lhe faltam apenas três jogos. Aí precisaria vencer o próprio Fortaleza, caso este não vença o Icasa. Nessas condições (Quixadá vencendo todas), se o Fortaleza vencer o Icasa, o Horizonte já estaria eliminado".