Tom Barros

Jogo de paciência

A confiança das torcidas era visível: pela estrutura e elenco, Ceará e Fortaleza deveriam passar sem problemas por cima dos adversários. Os times grandes sempre geram a ideia de uma superioridade muito maior. Assim os resultados em campo seriam avassaladoramente favoráveis a tricolores e alvinegros. Mas em campo os resultados desfazem suposições e conduzem as torcidas à realidade. E assim será até alcançarem a sintonia fina. Mas, para isso, ainda precisarão de tempo e de mais algumas rodadas. Além dos jogos nos gramados, dois outros jogos terão de ser desenvolvidos fora de campo: o jogo de paciência e o jogo de cintura. O de paciência cabe aos torcedores; o jogo de cintura, aos treinadores; e os dois, aos cronistas esportivos.

Recordando

Registro feito pelo Projeto Social Dia do Flamenguista, da cidade de Russas/CE, quando da festa de despedida do ídolo Ronaldo Angelim em Juazeiro do Norte no dia 30 de abril do ano passado. A partir da esquerda: radialista Ricardo Torres, Ronaldo Angelim, Nando Antunes (irmão do ídolo flamenguista Zico) e Meyre Leão. Nando teve importante passagem pelo Ceará Sporting Club em 1968 e afirmou que disso guarda boas lembranças.

Até lá

Por enquanto, é admissível ver Fortaleza e Ceará ainda em busca de aperfeiçoamento. Mas que ambos não percam de vista a Copa do Nordeste que já, já, estará batendo à porta. Dia 4 de Fevereiro está aí. É um competição que exigirá melhor padrão, mais definido, embora Fortaleza e Ceará inicialmente estejam no mesmo grupo. Começará uma outra história.

Margem

O técnico Nedo Xavier, de forma muito consciente, já pregou aviso: o time ainda terá problemas, pois está em formação no transcorrer do campeonato. É verdade. Concordo com ele. Mas Nedo terá de acelerar a busca pela melhor formação. E não pode esquecer que o Leão já tem três jogos, enquanto Icasa, Quixadá e Horizonte só têm dois. Portanto, sua margem é mais reduzida.

Vacilos

A produção do Ceará está aquém do esperado. Isso há acontecido no início dos últimos quatro anos. Depois o time procede a reação e acaba dando a volta por cima. Mas é bom não esperar muito tempo para produzir a contento. Nos últimos dois anos o Ceará obteve o título porque chegou com a vantagem dos resultados iguais diante do concorrente.

Dia e horário

O programa Debate Bola (TV Diário) agora todo sábado, às 7 da noite, tem novas sequências e maior interação com os telespectadores. Na edição de hoje a presença de dois médicos muito ligados ao esporte: Anchieta Maciel e Chico Lopes. O jornalista Renato Abreu falará sobre o livro de sua autoria, "Sílvio Carlos: Histórias do Papa".

Conjunto

Tenho entendido as declarações do técnico do Ceará, Dado Cavalcanti, sobre a produção nada convivente do seu time. Início de temporada é assim mesmo. As experiências estão sendo processadas. Problema é que as avaliações ocorrem em meio as próprias disputas. E terão de ser assim mesmo, apesar do risco de incompreensões e críticas mais fortes.

Homenagens

Hoje concluo a divulgação da lista dos árbitros que atuaram no futebol cearense na década de 1930, segundo pesquisa de Eugênio Fonseca. Confira: Ubirajara Negreiros, Antonio Gomes, Antonio dos Santos Artur de Oliveira, João Teófilo, Roberto Blackwbll, Aluísio Ribeiro, Teopisto de Carvalho, Artur Salgado, José Augusto Fiúza e Aníbal Reis. Amanhã começarei a divulgar a lista dos que atuaram na década de 1940. Na época, todos atuavam como árbitros ou auxiliares.