Faltam três jogos para se conhecer o campeão brasileiro da Série A 2020. Embolou. Inter e Flamengo com maiores chances. O Atlético-MG está um pouco mais distante, mas na briga. Imprevisível o desfecho. Tipo novela das 20 horas escrita pela saudosa Janete Clair: suspense até o último capítulo. O Internacional, líder, 66 pontos, enfrenta Vasco, Flamengo e Corinthians. O Flamengo enfrenta Corinthians, Internacional e São Paulo. Teoricamente, a tarefa do Inter é mais fácil, pois tem a vantagem de pegar um Vasco em pedaços. Já o Flamengo não tem nenhuma suposta moleza pelo caminho. A propósito, ninguém sabe o que é moleza no atual certame. Exemplo claro: o estrago que o Sport, fugindo do rebaixamento, pregou em pleno Beira-Rio. Derrotou o Inter numa partida em que os gaúchos tinham três pontos como certos. Não se descarta a possibilidade de o Atlético de Minas também chegar. O time mineiro tem pelo caminho Bahia, Sport e Palmeiras. Portanto, teoricamente dois adversários mais fracos: Bahia e Sport. Conclusão: considero o Flamengo o melhor dos que estão no G-4. O jogo Flamengo x Inter, na penúltima rodada, será uma espécie de decisão antecipada.
Possível campeão
O ex-técnico do Fortaleza, Rogério Ceni, tem estrela. Ganhou tudo o que tinha direito no Fortaleza: campeão estadual, campeão do Nordeste e campeão brasileiro da Série B. Quando jogador, foi campeão do mundo pelo São Paulo e campeão do mundo pela Seleção Brasileira.
Estrelas
O técnico do Internacional, Abel Braga, foi campeão do mundo interclubes exatamente comandando o próprio Inter em 2006, numa decisão histórica contra o poderoso Barcelona. O Inter ganhou, 1 x 0, gol de Adriano Gabiru, num passe genial do cearense Iarley. Portanto, há estrelas dos dois lados.
Surpresa
Já vi o Atlético e o São Paulo com jeito de campeão brasileiro 2020. Com o correr do certame, esses dois times foram perdendo a aura de campeão, já em razão de tropeços e, como consequência, queda de ritmo e de qualidade. Se der outro campeão que não Inter ou Flamengo será surpresa.
Pílulas
Neste 2021, faz 19 anos que o Brasil foi campeão do mundo pela última vez. A geração que vai chegar aos 20 anos de vida não viu a Canarinho ganhar um título mundial. Durante todo esse tempo, mesmo utilizando os brasileiros que atuam na Europa, há repetidos fracassos. Seria bom agora mesclar com jogadores que atuam no futebol brasileiro. Claudinho e Marinho estão aí.