A água da transposição voltou a correr em território cearense. Inclusive está vertendo na cachoeira de Jati, queda construída na barragem do município do Cariri.
E confirmou-se a data prevista. Neste mesmo espaço, havíamos informado que em cerca de 15 dias isso aconteceria. No dia 13 de julho, autoridades federais e estaduais estiveram em Salgueiro, sertão de Pernambuco, para acionar o bombeamento, que havia sido paralisado em 2022 e precisava de reparos.
Nesta quinta-feira (27), foram divulgadas imagens que mostram o vertedouro da barragem de Jati. Essa água que podemos ver está sendo liberada para a continuidade do Eixo Norte.
A transposição tem dois canais principais. O Leste atravessa Pernambuco e vai ao sertão paraibano. O setentrional é o nosso, que vem do interior pernambucano, entra pelo Ceará e segue pela Paraíba até o Rio Grande do Norte.
Dentro de cada estado, essa água é administrada. E os governos precisam pagar pelo uso dela. É um sistema complexo, cujo impacto ainda não podemos medir com tanta precisão.
De toda forma, é sempre bom ver essa água correr pelo Sertão. Simboliza esperança. Transpor o Velho Chico é uma ideia do século XIX que no XXI viu-se concretizada. De lá para cá, foi chão, nos dois sentidos.