Base que trata acne e reduz linhas: dermomake avança no mercado nacional unindo maquiagem e skincare

Apesar de não substituir os cuidados diários com a pele, a maquiagem com ativos auxilia no tratamento como um dermocosmético

Embora não seja algo novo na gringa, a dermomake chegou pra valer no Brasil nos últimos dois anos. Com o aumento da procura por cuidados com a pele, marcas nacionais começaram a investir na produção de maquiagens com ativos de tratamento de skincare, como ácido hialurônico, ácido salicílico e retinol.  

E quem não ama poder usar make ao mesmo tempo que trata a pele? Recentemente, foi lançada no mercado nacional uma base com ácido salicílico na composição. As peles mais oleosas e acneicas agradecem, já que, por muito tempo, algumas versões desse item quase indispensável causavam acne.  

Outra opção que tem sido bastante atrativa são as bases e corretivos com ativos hidratantes na composição como o ácido hialurônico ou ainda antioxidantes como a vitamina E. Pra quem sofre com pele craquelada, essa pode ser a solução! 

Claro que também temos um dos mais conhecidos: os protetores e filtros solares com cor de base. Esses são até bastante indicados nos consultórios dermatológicos por ter uma proteção maior pra telas e luz azul.  

Batons e rímel com tratamento 

E não é só nos itens de pele que é possível ter um tratamento. Pra quem quer lábios com menos linhas de expressão e vincos, uma aposta é nos batons com retinol na composição. O composto ajuda ainda na renovação celular. Esse ativo, inclusive, é ótimo para as peles mais maduras.  

Já pros olhos, o rímel com vitamina E na formulação auxilia na hidratação dos cílios bem como no crescimento dos fios. Alguns contêm ainda óleos na composição que intensificam a hidratação e a nutrição.  

Dermomake ou skincare? Os dois!  

Mas é claro que essas maquiagens não substituem os cuidados diários com a pele, conforme explica a fisioterapeuta dermatofuncional Mirlene Borges, já que, normalmente, a quantidade de concentração dos ativos pode não ser o suficiente pra um tratamento mais adequado.  

“A dermomake é uma aliada se a pessoa quiser investir, não são produtos de substituição, mas é preciso manter, principalmente, os cuidados básicos, de limpeza, hidratação e proteção solar. A make com ativos beneficia bastante”.  
Mirlene Borges
fisioterapeuta dermatofuncional

Lembrando que esses itens não são obrigatórios no seu nécessaire. Se só puder investir nos produtos de skincare, faça isso.  

Pode usar sem moderação?    

Apesar de esses ativos estarem em quantidades seguras pro uso geral, Mirlene relata a importância de fazer um teste de sensibilidade na mão ou no punho pra garantir que não haja reação alérgica aos compostos. 

"Quando a pele tem sensibilidade ela fica mais avermelhada, coça, então é importante ficar atento a esses sinais. Pessoas que não tomam AAS (Ácido Acetilsalicílico) ou dipirona têm que tomar cuidado, porque deriva do ácido salicílico e pode apresentar um processo alérgico”. 

 Por isso, é importante conhecer seu tipo de pele bem como contar com a orientação de profissionais como dermatologistas ou fisioterapeutas dermatofuncionais. “É sempre importante contar com essa orientação, porque a gente avalia e indica os ativos necessário pros cuidados com a pele”, conclui.  

Colunista em férias. Texto previamente escirito.