Há alguns meses, a chegada do Grupo Mateus ao bairro José Walter com um megaempreendimento na Avenida Presidente Costa e Silva (esquina com João de Araújo Lima) vem mudando a dinâmica do bairro.
Isso porque além da intensa movimentação de trabalhadores para erguer a construção, a região passou até a contar com alguns moradores novos que mudaram de endereço porque vão trabalhar no local quando estiver em funcionamento e querem ficar mais perto do novo atacarejo.
Se alguém tinha dúvidas de onde ficaria o quarto empreendimento do grupo maranhense - que já havia sido noticiado pelo Diário do Nordeste em outra ocasião -, agora não restam mais. Isso porque a construção na principal via do bairro ganhou identidade: as cores azul e branca, com a marca "Mix Mateus" em uma espécie de torre ao lado.
No dia da inauguração da primeira unidade do Grupo Mateus em Fortaleza, localizada no Henrique Jorge, a coluna apurou que a loja do grupo que abriria no bairro José Walter seria uma espécie de sede administrativa do Grupo Mateus, além do atacarejo. Portanto, a unidade teria potencial de gerar mais de 600 empregos.
A coluna procurou a assessoria de imprensa do Grupo Mateus para saber quando será a inauguração do Mix Mateus José Walter e se os planos de a loja ser uma sede administrativa do grupo foram mantidos.
A companhia informou que o início das atividades do empreendimento ainda não tem data definida, mas não respondeu sobre os planos de o espaço funcionar como sede administrativa permanecem.
Nova unidade do grupo em Fortaleza e região metropolitana
Além da loja do José Walter, o grupo Mateus conta com uma unidade no Henrique Jorge e outras duas lojas na Região Metropolitana de Fortaleza, sendo uma no Maranguape e uma em Maracanaú. Também está em estágio avançado de construção uma unidade do grupo em Caucaia.
No ano passado, após o encerramento das atividades do Carrefour na Avenida Barão de Studart, o colunista Victor Ximenes noticiou que o grupo ocuparia o lugar deixado na Aldeota. Na época, o Mateus confirmou que já havia contrato com o proprietário do terreno, mas sem data para o espaço ser ocupado.
Seis meses após o anúncio da unidade, entretanto, as obras no local seguem sem previsão de início.
O Grupo Mateus foi fundado pelo maranhense Ilson Mateus, único nome de um nordestino na edição de 2023 da lista de bilionários da Forbes. Ele aparece na 21ª posição do Brasil, com patrimônio líquido de US$ 1,7 bilhão.