Faleceu na tarde desta terça-feira (17) o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará Haroldo Correia de Oliveira Máximo, aos 72 anos. Ele ingressou na magistratura em 1981 e estava ainda na ativa no TJCE. Até a publicação desta matéria, não havia informações sobre o velório.
O magistrado também atuou na Justiça Eleitoral, tendo sido presidente da Corte entre 2019 e 2021, comandando as ações relativas às Eleições Municipais de 2020 no Estado do Ceará.
Sob a liderança dele, o TRE-CE conduziu um difícil pleito, marcado pela mudança de data das eleições por conta da pandemia da Coivid-19 e cercado de incertezas. A votação acabou ocorrendo normalmente nos 184 municípios do Estado.
Autoridades cearenses como a presidente do TJCE, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e o presidente do TRE-CE, desembargador Inácio Cortez, decretaram luto oficial de três dias pelo falecimento do desembargador Haroldo.
Repercussões
Personalidades do Estado lamentaram a perda do desembargador. A governadora Izolda Cela fez postagens nas redes sociais, em solidariedade.
A magistratura cearense está de luto com a passagem do desembargador Haroldo Máximo. Grande magistrado, homem probo, reto. Foi corregedor, vice e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Na Justiça estadual foi coordenador da Esmec, diretor da Associação de Magistrados e primeiro presidente da Comissão Nacional de Penas Alternativas. Por onde passou, deixou um legado de conduta ética, moral e profissional exemplar”.
Perdemos hoje uma grande personalidade do Judiciário cearense. Um homem íntegro, comprometido com a atividade jurisdicional, que dedicou a vida ao trabalho e à família. No TRE-CE, conduziu com maestria as eleições de 2020, mesmo no contexto de pandemia. Meu amigo Haroldo Máximo deixa seu legado na Magistratura e sempre será lembrado".