O nome do novo secretário de Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá, teve o aval do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues. Ele conversou sobre o perfil de Roberto Sá com o governador Elmano de Freitas que estava buscando um novo perfil para o comando da pasta no Estado.
O recrudescimento do número de homicídios do Estado e o andamento dos trabalhos vinham incomodando o governador que estava discutindo há semanas possíveis mudanças no governo, conforme antecipou esta Coluna no último dia 15 de maio.
Em meio às reuniões de avaliação, uma declaração dada pelo então secretário, de que embora houvesse crescimento, os números de homicídios estariam “razoáveis”, acabou passando a imagem de que o episódio foi a gota d’água para a troca de comando.
Busca por novo perfil
Elmano de Freitas (PT) quer um perfil mais enérgico para o comando da área da Segurança, uma das mais sensíveis do governo, principalmente em ano eleitoral nos municípios.
A busca por um delegado federal que teve formação na Polícia Militar do Rio de Janeiro sinaliza a preferência por um comando mais operacional, que demonstre mais presença no enfrentamento à criminalidade.
Ao consultar o chefe da Polícia Federal no País, Elmano mostra que também quer uma parceria com as autoridades nacionais da Polícia.