Elmano defende que Reforma Tributária deve ajudar a 'reindustrializar' o País pelo Nordeste

Governador cearense participa, nesta quinta-feira (22), de reunião com o presidente da Câmara Arthur Lira

O governador Elmano de Freitas (PT) está em Brasília para reunião dos governadores com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), sobre a Reforma Tributária. O gestor cearense defende que a reforma precisa ter o objetivo de ‘reindustrializar’ o País com uma matriz energética verde e “parte disso” precisa ser no Nordeste. 

Gestores estaduais estão reunidos com o presidente da Câmara em busca de um alinhamento para que o Congresso Nacional inicie o debate e a votação das propostas que devem modificar o sistema tributário brasileiro no sentido de simplificar a cobrança de tributos. 

As propostas sobre o tema são discutidas há, pelo menos, 20 anos no Congresso Nacional sem uma aprovação efetiva por conta de divergências entre poder público e iniciativa privada.  

"A reforma tributária deve colaborar para a reindustrialização do país, uma reindustrialização verde, com matriz energética limpa. É uma importante medida que busca impactar na redução da desigualdade regional”, diz o governador cearense.

  

Estratégia de energias no Ceará

Está no radar das autoridades cearenses fortalecer uma estratégia de difundir os potenciais do Estado neste novo momento mundial de busca por energias limpas, cujo potencial local é indiscutível. 

Estão em andamento diálogos do Ceará com diversas empresas e países do mundo para fortalecer um hub de hidrogênio verde no complexo do Pecém. Além disso, o potencial de geração de energia limpa, principalmente solar e eólica, é um diferencial competitivo para o Ceará nas próximas décadas.  

“Nós precisamos recuperar a força industrial brasileira e, evidentemente, parte disso precisa ser feito no Nordeste”, conclui o governador.