Candidatura do PDT une Roberto Cláudio e Camilo Santana

A indicação de Élcio Batista (PSB) para vice na chapa do PDT já trazia consigo a marca da participação do governador Camilo Santana (PT) na chapa governista, embora esteja filiado ao PT. Agora, em nova jogada estratégica, os pedetistas anunciam Eudoro Santana, pai de Camilo, como um dos responsáveis pelo plano de governo de Sarto. Eudoro é um dos coordenadores do Plano Estratégico Fortaleza 2040, em que a gestão de Roberto Cláudio apresenta um planejamento de longo prazo para a cidade. As próprias credenciais o qualificariam para a missão, mas ela tem um componente a mais: traz o DNA de Camilo para a chapa. É muito provável que, por conta do conflito entre os dois partidos de sua base, o governador busque a neutralidade no primeiro turno, mas nem é preciso se esforçar para observar em qual das chapas está evidente a participação política dele.

Confiança

A composição da campanha governista tem também a articulação, evidentemente, do prefeito Roberto Cláudio. Além de Samuel Dias no plano de governo, como seu auxiliar de confiança, um dos coordenadores de campanha é Prisco Bezerra, irmão do prefeito e suplente do senador Cid Gomes. Prisco já havia coordenado a campanha de Cid ao Senado em 2018. Evidentemente, Sarto é homem da confiança de Ciro Gomes, mas a campanha governista dá protagonismo a Camilo Santana e Roberto Cláudio.

Aglomerações

As repetidas cenas lamentáveis de aglomerações em cidades do interior começam a entrar na mira do Ministério Público Estadual. A promotoria instaurou procedimento, em Juazeiro do Norte, para investigar as convenções do PTB, PSB e do PSDB por desrespeito ao isolamento social. Em outros municípios, como é o caso de Missão Velha, o promotor avalia adoção de procedimentos. Na reta final das convenções, as ruas da cidade pareciam viver dias de carnaval. Essa ofensiva será importante para impor limites aos candidatos durante a campanha eleitoral. Será bem difícil, está claro, controlar e manter o distanciamento social no período.

De volta à articulação

Ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcos Cals está afastado de cargos eletivos desde 2010. Atualmente, ele ocupa o cargo de secretário executivo de Cidades no governo do Estado. Na política, Cals vai se reaproximando da vida partidária. É ele o responsável pela articulação política da chapa de vereadores do Progressistas (PP) em Fortaleza. O partido, que integra a chapa governista de Sarto, atualmente, tem três vereadores com mandato: Emanuel Acrízio, Bá e Benigno Júnior. A legenda quer fazer até quatro vereadores. Será um desafio.

De saída

O deputado Delegado Cavalcante está em vias de deixar o PSL. Ele ainda não o fez por questões jurídicas. O colega dele, André Fernandes, deixou a legenda e está sendo alvo de uma ação de questionamento do mandato. Cavalcante está mesmo só de corpo presente na legenda. Ele quer resolver a situação até a eleição deste ano. Bolsonarista de linha de frente, Cavalcante já declarou que irá apoiar a candidatura de Capitão Wagner (Pros) na disputa pela prefeitura de Fortaleza.