Ao minimizar pesquisa, Izolda chama partidos ao jogo e firma posição diante do comando do PDT

Na última terça (28), o partido anunciou a publicação de uma pesquisa de opinião para a definição do candidato ao governo

A governadora Izolda Cela, que integra a lista de pré-candidatos do PDT ao governo do Estado, minimiza a divulgação de pesquisa de opinião anunciada pela legenda e reforça a necessidade de ouvir os partidos aliados para a definição do candidato ao governo do Estado. Izolda é um dos nomes que buscam a indicação do partido para a disputa.

A publicação da governadora pegou alguns aliados de surpresa por tratar de um tema sensível que virou o centro do debate interno no partido, nos bastidores, desde a última terça-feira (28), quando os quatro pré-candidatos, incluindo a própria Izolda, participaram de reunião com o ex-ministro Ciro Gomes.

Desde então, o anúncio de publicar uma pesquisa de opinião para embasar a decisão partidária começou a ser debatida.

O fato de usar os dados obtidos na escuta da população para definir o candidato não é uma novidade no grupo governsta. O que se constitui o novo é o mecanismo de publicar a pesquisa. 

Geralmente, para análise política e eleitoral, um conjunto de pesquisas quantitativas e qualitativas é usado para embasar decisões partidárias, mas elas sempre ficam nos bastidores por trazerem informações sensíveis, que poderiam até mesmo beneficiar adversários.

“Para além de pesquisa, que fornece apenas o retrato do momento, a mais de três meses da eleição, penso que é preciso ter sempre em mente o amplo diálogo e a união de forças”. 
Izolda Cela
Governadora

Izolda, na publicação, reforça a necessidade de chamar os aliados e nomina: "PT, PSD, MDB, PP, PSB, PCdoB e PV". A escuta dos alidos também foi conversada entre os pré-candidatos e Ciro Gomes e é praxe no grupo. Ao enfatizar isso, entretanto, Izolda quer é dar mais importância ao que dizem os partidos aliados, alguns dos quais, como PT, MDB e PP, já manifestaram preferência pelo nome dela.

Dados conhecidos 

Levantamentos recentes apontam que o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, é o pedetista que aparece mais bem colocado entre os correligionários concorrentes.

Ao fazer essa manifestação pública, em um momento em que o ambiente parecia pacificado, Izolda reforça a sua pré-candidatura e faz uma pontuação direcionada ao comando partidário.