Quixadá terá voos da Azul a partir de julho; operações são inéditas e ocorrem duas vezes por semana

Escrito por
Legenda: O ecoturismo é uma das tendências de Quixadá
Foto: Acervo Ciopaer

A partir de julho deste ano, o Aeroporto de Quixadá vai receber dois voos semanais para Fortaleza da companhia Azul Conecta. A informação foi anunciada com exclusividade à coluna nesta segunda-feira (1º). Será a primeira vez que o município recebe voos comerciais. 

Os voos iniciam no dia 8 de julho e ocorrem às segundas e quintas, saindo de Fortaleza às 13h15 e pousando em Quixadá às 14h05. Já o retorno acontece às 14h30, com chegada às 15h20 na capital cearense.

Veja também

Quixadá será a oitava base da Azul Conecta no Ceará. A companhia já opera de Fortaleza para Cruz (Jericoacoara), São Benedito, Sobral, Crateús, Iguatu e Aracati. 

A rota será operada com aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros.

Visita técnica

A Azul Linhas Aéreas já havia realizado no dia 25 de março uma visita técnica ao aeroporto de Quixadá. A visita serve para a equipe da Azul conhecer o aeroporto em amplo sentido e foi um passo importante para que a subsidiária Azul Conecta decidisse pela implementação de voos comerciais no terminal. 

aeroporto de quixadá
Legenda: Aeroporto de Quixadá receberá as primeiras operações da Azul em julho
Foto: Infraero

No mesmo dia, a coluna recebeu relatos de fontes informando a provável oportunidade de Quixadá ser nova base da companhia sub-regional. 

Tivemos informações também que na visita a Azul apontou algumas necessidades operacionais. Ademais, a Prefeitura de Quixadá teria catalisado as negociações para a chegada de voos comerciais na cidade.

O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, expressou em uma postagem no Instagram o compromisso da administração municipal em apoiar a iniciativa. "Nos colocamos à disposição para, junto aos demais órgãos competentes, contribuir para que o município possa receber essa importante conquista e assim se consolidar na rota turística do estado", afirmou Silveira. 

A abertura de uma futura base em Quixadá, corrobora com o que compartilhou conosco a Conecta em 2023: crescer em 20%, o número de destinos voados na região Nordeste.

Turismo em Quixadá

Quem visitar Quixadá vai se espantar com a beleza natural das suas formações rochosas, como a Pedra da Galinha Choca. 

O ecoturismo é uma das tendências do município que possui a Serra do Estevão. Também é conhecida por suas festas tradicionais, como o carnaval e o Quixadá Junino. Localizada a 167 quilômetros de Fortaleza, a cidade é a maior da região do Sertão Central do Ceará.

Segundo último censo realizado pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Quixadá possui mais de 84 mil habitantes e será a 2ª maior base em termos populacionais, atrás apenas de Iguatu, no Centro-Sul cearense.

Resultados da Conecta

Na média do país a subsidiária ainda não conseguiu se consolidar, ainda que haja exemplos de grande movimentação e aceitação das operações, como a Rota entre Congonhas-SP e Jacarepaguá-RJ. A média geral de ocupação de janeiro e fevereiro de 2024 é da ordem de 30%.

Para as bases do Ceará, a ocupação média um pouco pior, por volta de 27%. 

Como já trabalhamos em colunas passadas, o resultado ruim pode estar ligado a preços inadequados, más conexões da Conecta em centros como Fortaleza, dias e horários não-ideais. Fala-se ainda que a população média ainda não se acostumou com a ideia de voar Cessna Caravan.

Certamente a Conecta possui meios para melhorar essa estratégia!

Com Quixadá, dá-se mais um importante passo para a interiorização do turismo no Ceará. O estado realmente possui infraestrutura aeroportuária bem acima da média do Nordeste. Do lado da Secretaria de Turismo do Ceará, porém, precisa haver mais divulgação desses voos regionais.

Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.

Assuntos Relacionados