Nos slots de voos do Aeroporto Pinto Martins, a empresa Passaredo (Voepass) solicitou voar para Aracati a partir do dia 12 de maio todas às sextas-feiras.
A operação na cidade da bela Canoa Quebrada já vinha sendo especulada, quando um folder de contratação de Colaboradores para Aracati apareceu ainda na semana passada:
Perguntada na última segunda-feira (3), a empresa não confirmou as operações:
“Por enquanto, não está confirmada a operação da VOEPASS em Aracati. No entanto, a empresa estuda diversas rotas para expansão das operações, incluindo a cidade. O recrutamento faz parte de prática da empresa para banco de dados.”
Porém, nesta terça-feira (4), vimos as previsões de voo a partir de Fortaleza em forma de slots, direitos de trânsito:
2Z2296 12MAY27OCT 0000500 070AT7 1030ARXARX J
H2Z2297 12MAY27OCT 0000500 070AT7 ARXARX1200 J
Voos saindo às 10h30 de Fortaleza e pousando de volta na capital ao meio-dia.
A operação está prevista com o ATR-72 para 70 lugares e deverá ter duração por volta de 30 minutos de voo.
Deverá ser uma aposta da companhia do interior de São Paulo num dos destinos de praia mais tradicionais do Ceará: Canoa Quebrada.
Embora a companhia ainda não tenha confirmado as operações, informações de Aracati confirmam que representantes da companhia estiveram no aeroporto e que as operações de fato se iniciarão em maio: dados alinhados com os slots acima.
Chuva de voos para Juazeiro do Norte
Não sabemos se por espelhamento ao anúncio da Azul ou não, a Voepass voltará a operar diariamente entre Juazeiro e Fortaleza, o que é ótimo para a dinâmica do Estado, já que o Cariri é a principal área fora da Região Metropolitana da Capital.
O Estado carecia dessas operações e, como mencionou, um amigo meu, Roberto Celestino: “sairá do 8 para o 80”. A Voepass que só operava 6 vezes por semana, de sexta a segunda com aeronave de 42 assentos, anunciou upgrade para o ATR-72, de 70 assentos e fará cada trecho até 17 vezes por semana, ou seja, às terças, quartas, quintas e domingos serão dois bate-voltas; segundas e sextas-três bate e voltas e um bate-volta aos sábados.
Confirmando-se os voos, Roberto Celestino, ex vice-prefeito de Juazeiro, acredita que Juazeiro e Fortaleza nunca estiveram tão conectados: “O que sempre sonhamos, ótimo para conectar com a Latam”. As companhias possuem acordo de compartilhamento de assentos.
Celestino se refere ao grande número de destinos que o caririense terá em Fortaleza com a LATAM. Juazeiro ficará menos dependente do hub Guarulhos, terá Fortaleza como uma opção mais confortável de conexões.
Os horários dos voos (previsão) serão uma boa ponte-aérea:
Segunda a Sábado |
Decola Fortaleza |
07h |
Pouso em Juazeiro |
08h |
|
Decola Juazeiro |
08h40 |
Pouso em Fortaleza |
10h |
Segundas |
Decola Fortaleza |
11h |
Pouso em Juazeiro |
12h |
|
Decola Juazeiro |
12h40 |
Pouso em Fortaleza |
14h |
Sextas e Domingos |
Decola Fortaleza |
13h |
Pouso em Juazeiro |
14h |
|
Decola Juazeiro |
14h40 |
Pouso em Fortaleza |
16h |
Segunda a Sexta e Domingos |
Decola Fortaleza |
17h30 |
Pouso em Juazeiro |
18h30 |
|
Decola Juazeiro |
19h10 |
Pouso em Fortaleza |
20h |
Com a maior oferta de assentos (relembramos que a Azul também operará na rota), o preço dos bilhetes deve ser bastante melhor que o nível atual de preços. É uma recomeço excelente para o trecho Fortaleza-Juazeiro, do nível que não deixa a desejar em relação à conectividade que havia com a Avianca até 2019.
Suspensão operações em Jericoacoara
Nos mesmos slots em que aparecem operações para Aracati, os voos para Jericoacoara, a partir de Fortaleza, que acontecem desde dezembro de 2021 estarão interrompidos após 8 de maio, o que é realmente uma pena. Ainda assim, entendemos que o movimento deve estar associado à baixa estação iniciada em abril e que as próximas altas estações podem novamente trazer as operações da empresa à Jeri.
Na mesma toada, estarão suspensos os trilhos até Parnaíba e Teresina no Piauí.
Quando pensei que a Voepass estaria chegando em Aracati, lembrei de que a cidade seria a terceira operada no interior do Ceará: Jeri, Juazeiro e Aracati. Com esses três municípios, a companhia faria jus a um incentivo para voos regionais, conforme decreto:
“Considerando a adesão do Estado do Ceará às disposições da Cláusula Quinta do Convênio ICMS nº 188, de 4 de dezembro de 2017, (...) o que permite que seja dado um tratamento diferenciado às empresas que explorem a chamada "aviação regional" neste Estado;”
“Art. 1º O inciso IV do art. 43-F do Decreto nº 24.569 , de 31 de julho de 1997, acrescido pelo Decreto nº 32.852 , de 01 de novembro de 2018, passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 43-F.
IV - opere três voos semanais com destino a, no mínimo, três cidades, dentre elas:
a) um voo destinado a Juazeiro do Norte;
b) um voo destinado a Jericoacoara;
c) um voo destinado a Aracati;"”
Até cheguei a enviar o decreto para a empresa se inspirar!
Saldo do recém iniciado ano de 2023 para aviação regional.
2023 se inicia e já temos um salto na aviação regional em relação ao início de 2022:
Em maio, serão 2 voos por dia da Azul Conecta e a Voepass com média superior a duas decolagens por dia diariamente (mais que 60 decolagens por mês).
Em maio de 2022, a Conecta ainda não havia iniciado os voos no Ceará, bem como a Voepass operou apenas 52 decolagens no mês. Crescimento das duas empresas.
A Voepass poderá ainda, se desejar, reativar sua base Natal, que tinha até antes da pandemia. A imprensa potiguar já trata como provável o retorno do trecho Fortaleza-Natal, o que seria igualmente ótimo. Lembramos que a companhia demonstrou-nos já o interesse.
SOBRAL
Igor e sobre o novo aeroporto de Sobral? Conversando com representantes da SOP (Secretaria de Obras Públicas,) contaram-nos que o novo aeroporto está homologado para operações apenas com aeronaves menores que 30 assentos. Assim, infelizmente, a Voepass ainda não pode operar lá, se desejasse. Está previsto para maio, a vinda de aeronaves da FAB (Força aérea brasileira) que irá homologar equipamentos que permitirão a operação de jatos e, assim, uma janela de oportunidades se abre para o novo aeroporto.