Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mostram que a alta estação de julho de 2022 no estado do Ceará já movimentou 89% do número de passageiros que o movimentado em igual mês de 2019, antes da pandemia. O levantamento considera a movimentação dos quatro principais aeroportos do Ceará: Fortaleza, Aracati, Juazeiro do Norte e Cruz (Jericoacoara).
Fortaleza, por exemplo, foi o 10º aeroporto mais movimentado do Brasil, Juazeiro 36º, Jeri (Cruz) 44º. Veja abaixo os aeroportos mais movimentados em julho no País:
- Guarulhos (SP): 3.111.876
- Congonhas SP): 1.680.090
- Brasília (DF): 1.234.106
- Campinas (SP: 1.035.455
- Santos Dumont – Rio (RJ): 914.352
- Confins – BH (MG): 862.061
- Recife (PE): 794.919
- Porto Alegre (RS): 623.196
- Salvador (BA): 559.749
- Fortaleza (CE): 540.380
O que vai muito bem?
A interiorização da aviação comercial no interior do Ceará, pois a movimentação de passageiros cresceu 67% em julho deste ano na comparação com igual período de 2019.
Jericoacoara é o principal “culpado” pelo grande aumento da interiorização dos voos no Ceará. O aeroporto já representa mais de 60% do movimento de Juazeiro em apenas cinco anos de existência.
O que vai bem?
A movimentação doméstica em Fortaleza já é praticamente 90% do que era em julho de 2019. Ainda que não tenha batido os números de 2019, é um bom indicativo de que o brasileiro quer voar.
O que vai muito mal?
A movimentação internacional ainda não é nem metade do que era em 2019, com apenas 44% dos passageiros antes da pandemia.
Sobre esse terceiro ponto, ainda é a principal queixa das companhias aéreas: a movimentação internacional. Há inclusive alguns reportes de que aviões maiores estão sendo usados em rotas domésticas, justamente pela falta de demanda por países estrangeiros.
Mesmo que o movimento internacional esteja fraco, como podemos ver o copo meio cheio em relação ao Ceará?
O Ceará ainda lidera os movimentos internacionais nos aeroportos do Norte e Nordeste do País. Ainda que represente muito pouco nacionalmente, Fortaleza é o 6º aeroporto internacional mais movimentado do Brasil. Em julho foram mais de 23 mil passageiros.
Veja o ranking abaixo:
- Guarulhos: 988.681
- Rio de Janeiro - Galeão: 205.592
- Campinas: 73.163
- Brasília: 49.947
- Porto Alegre: 26.925
- Fortaleza: 23.051
- Confins: 21.560
- Recife: 16.859
- Salvador: 15.658
- Florianópolis: 5.623
A perspectiva internacional de curto prazo é ainda melhor já que agosto vai contabilizar todo o período de voos da Latam para Miami e marca ainda o reinício dos voos para Buenos Aires da Gol.
Emissores “exóticos”
O retorno da pandemia trouxe todas as companhias aéreas apostando na diversificação de cidades, sobretudo a partir de Fortaleza.
Julho foi reflexo disso:
- Latam com Curitiba, Maceió, Vitória (destinos regulares)
- Gol com Porto Alegre, Cuiabá, Campinas e Goiânia (destinos de alta estação)
- Azul com Porto Alegre (alta estação) e Cuiabá (regular 1 vez p/ semana)
- Voepass com Jericoacoara e Parnaíba.
Ainda que a maioria dos destinos acima seja de alta estação, ou seja, voos no mês de julho, a reincidência frequente destes, a adoção por múltiplas empresas e, sobretudo, as excelentes ocupações, demonstram que esses destinos são prováveis de se tornarem regulares no médio prazo, o que é ótimo para o passageiro.
Na alta estação de julho pelo menos 16,4 mil passageiros vieram dessas cidades para Fortaleza com voos diretos e para o Nordeste (com conexão em Fortaleza). É uma grande massa de pessoas buscando serviços diversos para férias e negócios.
Maceió não teve bom resultado porque a 1ª metade de julho contou com ocupações ruins. A 2ª metade, porém, foi bastante favorável, de forma que o resultado geral foi a ocupação de uma rota que está se firmando: 51%.
Assim, foram 95 passageiros por dia no sentido Maceió-Fortaleza, ou seja, um ATR-72, aeronave de 72 lugares não é suficiente para a rota, denotando que a operação tem potencial.
Ademais Fortaleza passou a ter voos das três companhias para Confins (Belo Horizonte), uma das maiores capitais do país e também um dos maiores hubs aéreos.
Qual companhia teve maior índice de ocupação nos aeroportos do Ceará?
A Air France teve o maior índice de ocupação em suas aeronaves com média de 95% de assentos ocupados entre pousos e decolagens com destino a Paris. A companhia opera às terças, sextas e domingos.
A TAP foi a 2ª com 92% de ocupação, opera 1 vês por dia com destino a Lisboa, em Portugal.
Como dissemos, os resultados ajudam a entender por que Fortaleza lidera o movimento internacional no norte-nordeste, sendo a 4ª base nacional em movimento para a Europa, atrás de Guarulhos-SP, Galeão-RJ e Campinas-SP.
Market share em Fortaleza, Juazeiro e Jeri
No movimento doméstico, a média de ocupação das três grandes empresas é maior que 80%. A Latam por investir em rotas novas diárias e em desenvolvimento como Maceió e Vitória, acabou com sua ocupação levemente penalizada.
O market share das companhias entrega ainda a grande prevalência de Latam e Gol na capital cearense.
Em Juazeiro do Norte, a Gol domina a movimentação com trechos para Guarulhos, seguida das ligações da Azul e por fim, Latam também para Guarulhos. No geral, as ocupações foram excelentes.
Em Jericoacoara, a Gol também liderou a movimentação com trechos para Guarulhos e Brasília. Latam, Azul e Voepass fecham a sequência. Ocupações excelentes para as três grandes.
Com o ótimo desenho da alta estação em julho, temos ótimas razões para crer que a alta estação de novembro a janeiro de 2023 serão ainda melhores. Até lá, teremos algum aumento de oferta internacional a partir de Fortaleza.
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor