Evangelho de hoje (Lc 5, 17-26)

Jesus disse ao paralítico: "Levanta-te, pega o leito e vai para casa".

Legenda: Jesus mandou que o paralítico fosse para sua casa, pois é em casa, no seio da família, que devemos, primeiro, espalhar o amor de Deus.
Foto: Divulgação

Um dia Jesus estava ensinando. Em sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: Homem, teus pecados estão perdoados. Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus? Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: 'Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: 'teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'levanta-te e anda'? Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados - disse ao paralítico - eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa'. Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: 'Hoje vimos coisas maravilhosas!' 

Reflexão – “Deus tem um projeto novo de reconciliação e entendimento para a nossa família.”

Veja também

Neste Evangelho, chama-nos a atenção o fato de que não foram os parentes que levaram o paralítico a Jesus, mas os seus amigos. No entanto, ao curá-lo, Jesus lhe enviou, primeiramente, à sua casa.  “Levanta-te, pega o leito e vai para casa!”  Nestes tempos nós também percebemos que Deus está querendo resgatar as famílias e é, na nossa casa, junto à nossa família, onde primeiro precisamos espalhar o amor que recebemos de Deus.  Hoje nós podemos ser os amigos que levam o paralítico para que Jesus o cure, como também o próprio paralítico que está preso e precisando de libertação. O maior objetivo de Deus é curar a nós e aos nossos amigos, a fim de que que tenhamos uma nova vida no seio das nossas famílias. O pecado paralisa o homem, por isso, os que estão paralíticos precisam conhecer Jesus para que sejam libertados   Somos, a todo o momento, curados por Jesus, para amar. Ele nos tira da paralisia que nos impede de expressar carinho e atenção para com aquelas pessoas que nos são mais preciosas e nos convida a pôr em prática um projeto novo de reconciliação e entendimento junto à nossa família. Pegar o leito significa assumir a vida, os encargos, o jeito de ser e enfrentar a família e o mundo com “outros olhos”. –  Você tem levado algum amigo para ser curado por Jesus ou é o paralítico que precisa ser curado? – Você reconhece a sua paralisia? – Você consegue pedir ajuda a alguém? – Como está a sua família? Como você tem colaborado para que Deus esteja presente na sua casa?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO