Evangelho de hoje 31/03 (Jo 5, 31-47)

Jesus disse aos judeus: "As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou."

Legenda: As obras que Jesus realizou em Nome do Pai são a prova de que Ele foi enviado por Deus.
Foto: Divulgação

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: "Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não dependo do  testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. Vós examineis as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! Eu não recebo a glória que vem dos homens. Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?"

 
Reflexão – “O Espírito Santo é quem dá testemunho das maravilhas que Jesus alcançou para nós”

Veja também

Naquele tempo Jesus falava para os judeus que estavam presos apenas às “palavras” da Escritura sem enxergar realmente o que elas significavam.  Eles seguiam à risca o que a Lei lhes mandava fazer, mas eram surdos às profecias que preanunciavam a chegada do Messias, o Enviado de Deus. Não admitiam que alguém pudesse se apresentar como Aquele que Deus enviara para a redenção da humanidade nem reconheciam as obras realizadas pelo Pai através do Seu Filho. Eles esperavam por alguém que viesse de modo extraordinário com poder de subjugar e dominar com espada a quem os estivesse oprimindo, no caso o império romano. Todo o tempo em que passou na terra como homem, Jesus foi também Deus, apesar disso não quis dar testemunho de si próprio diante das criaturas. Ele não se prevaleceu da Sua condição divina para dar testemunho de Si mesmo. As obras que Jesus realizou em Nome do Pai são a prova de que Ele foi enviado por Deus.  Em Nome de Deus Ele realizava obras de amor como também prodígios e milagres. As obras que Jesus realizava eram obras de amor, de misericórdia, de perdão, de libertação. Mesmo assim, quando Jesus disse aos judeus, “As Escrituras dão testemunho de mim,” eles não acreditaram, porque lhes era difícil alcançar. Para nós também é difícil “enxergar” as obras de Deus e a salvação que Ele veio nos oferecer, porque acreditamos mais na intervenção dos homens, e só cremos no que vemos e tocamos.  A Sagrada Escritura é o próprio Jesus, por conseguinte, é nela que encontramos o verdadeiro depoimento do amor de Deus para conosco. Ele é a figura central de toda a Sagrada Escritura, por isso, é também, a maior testemunha do amor de Deus para a humanidade.    Nós, homens e mulheres, somos criaturas falhas e infiéis, por isso, precisamos encarnar a Palavra de Deus em nós para percebermos as obras que Ele realiza por meio do Espírito Santo que Jesus nos enviou. O Espírito Santo é quem dá testemunho das maravilhas que Jesus alcançou para vivermos, por isso, não busquemos nos homens os parâmetros para nossa felicidade, mas sim, na Palavra de Deus que é justa e verdadeira.  – Em que você tem se apoiado para alimentar a sua fé em Jesus? – Quem tem sido o (a) verdadeiro (a) testemunho do amor de Deus para você? - Em quem você tem acreditado mais: na Palavra de Deus ou nas pessoas queridas, que estão ao seu lado?  Você confia nos governantes? - Você confia na oração que as pessoas fazem por si? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO