Três mulheres na corrida pela presidência do Banco do Nordeste

Lula instruiu seu futuro secretário da Fazenda, Fernando Haddad, a escolher uma mulher para o comando do BNB.

Atenção! Três mulheres estão disputando, neste momento, a presidência do Banco do Nordeste. 

Por que essa corrida feminina ao comando de uma instituição que, desde sua fundação, foi presidida por homens?

Resposta: porque o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, já comunicou ao seu futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que prefere uma mulher à testa do BNB.

O Banco do Nordeste – assim como o da Amazônia, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica – é vinculado ao Ministério da Fazenda.

Os nomes cotados, hoje, para o comando da principal instituição de fomento da região nordestina são estes: Silvana Parente, Zilana Ribeiro e Cibele Gaspar.

Com base em dados extraídos do Google, vamos por partes:

Silvana Parente é doutora em Economia pela Universidade Madri, sendo também mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará. É, ainda, especialista em desenvolvimento urbano e rural e em micro finanças pelo famoso MIT (Massachussetts Institute Technology). É funcionária aposentada do BNB.

Zilana Ribeiro, também, aposentada do BNB, foi presidente da Camed – a Caixa de Assistência aos Funcionários do Banco do Nordeste. Ela dirigiu, durante vários anos, o Instituto Nordeste Cidadania, uma ONG responsável pela administração do Crediamigo, programa de crédito popular destinado a micro e pequenos empreendedores urbanos e rurais da área de atuação do BNB, sendo, aliás, considerado o melhor nessa área em todo o país.

Cibele Gaspar é mestra em Administração e Gestão Estratégica e especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, Financiamentos Internacionais e Parcerias Público Privadas. Foi Executiva do BNB, atuando na estruturação de operações de Project Finance nos segmentos de energia, saúde, mobilidade urbana, portos e saneamento. Hoje, é Diretora da Nexxi Assessoria Financeira.